Ryanair informa grande crescimento
A low cost Ryanair, que no primeiro semestre estava a crescer em média 11,2%, nos três meses de Verão (Julho a Setembro) acelerou para mais de 18% e atingiu perto de 20 milhões de lugares vendidos, ultrapassando em mais de três milhões o total da estação da alta de 2008.
Informação divulgada ontem pela low cost indica que em Setembro, pelo terceiro mês consecutivo, ultrapassou os seis milhões de lugares vendidos (que classifica como passageiros uma vez que não admite reembolsos ou mudanças de voos), atingindo 6,12 milhões, o que representa um aumento de 17,1% ou quase 900 mil face ao mês homólogo do ano passado.
Desta forma, o total de lugares vendidos no terceiro trimestre atinge aproximadamente 19,7 milhões, mais 18,3% ou mais cerca de 3,06 milhões que no ano passado.
O total desde o início do ano sobe assim para cerca de 49,26 milhões de lugares vendidos, mais 12,9% ou mais cerca de 5,6 milhões que nos primeiros nove meses de 2008.
A média de crescimento do ano é penalizada principalmente pela evolução nos primeiros três meses, nos quais cresceu 7,4%, a que se seguiu um segundo trimestre já com crescimento a dois dígitos, em 11,2%.
Em número de lugares vendidos, a low cost passou de um aumento em quase 900 mil no primeiro trimestre (similar ao conseguido só no mês de Setembro), para cerca de 1,677 milhões no segundo trimestre e mais de três milhões no terceiro.
Esta evolução permitiu inclusivamente à Ryanair ter crescimentos de vendas superiores aos aumentos de oferta de lugares.
Em Setembro a low cost vendeu 85% dos cerca de 7,2 milhões de lugares que colocou no mercado, quando no mês homólogo de 2008 vendera 84% dos cerca de 6,22 milhões.
O número de lugares não vendidos aumentou assim em 8,5% ou cerca de 80 mil em relação a Setembro de 2008, para cerca de 1,08 milhões, mas a venda da nova oferta que colocou no mercado (mais cerca de 980 mil lugares que no ano passado) superou os 90%.
A mesma tendência verifica-se em relação ao conjunto dos três meses do Verão (Julho a Setembro), em que a Ryanair aumentou a capacidade de transporte em quase 3,4 milhões de lugares, dos quais vendeu cerca de 90%.
Neste período, a Ryanair colocou no mercado cerca de 22,4 milhões de lugares e ficou com cerca de 2,7 milhões por vender, mais 14,5% ou mais cerca de 340 mil que no ano passado.
Desde o início do ano, a Ryanair tem um aumento médio de capacidade em 11,6% ou cerca de 6,2 milhões de lugares, para cerca de 59,8 milhões.
O aumento do número de passageiros nestes nove meses equivale a quase 91% do aumento do número de lugares colocados no mercado, acima da taxa de ocupação média neste período mas que também resulta num incremento em cerca de 9% ou quase 590 mil do número de lugares não vendidos, para cerca de 10,6 milhões.
A informação publicada ontem pela Ryanair indica ainda que 12 meses terminados a 30 de Setembro tem 63,3 milhões de lugares vendidos, o que supera o total dos 12 meses terminados a 30 de Setembro de 2008 em 13% ou cerca de 7,3 milhões.
A Ryanair indica que ainda nos 12 meses terminados a 30 de Setembro vendeu 82% do total de lugares disponíveis, melhorando um ponto percentual em relação aos 12 meses terminados a 30 de Setembro de 2008.
De acordo com estes dados, a Ryanair tem um aumento médio da oferta de lugares nos 12 meses terminados a 30 de Setembro em 11,6% ou cerca de 8,05 milhões, dos quais vendeu cerca de 91%.
O número de lugares não vendidos nos 12 meses terminados a 30 de Setembro sobe assim cerca de 5,8% ou aproximadamente 760 mil, para cerca de 13,9 milhões.
Fonte: Presstur
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