Tom Jobim precisará de adequação
RIO - A sete anos das Olimpíadas, o Aeroporto Internacional Tom Jobim tem problemas graves de manutenção e infraestrutura que, para o governo do estado, somente com a privatização poderão ser resolvidos. A segurança das instalações precisa ser reforçada e até mesmo o estacionamento que fica embaixo do Terminal 1 terá que ser deslocado para atender a regras internacionais antiterror.
Com a escolha do Rio como sede dos Jogos, o governador Sérgio Cabral vai retomar as negociações com a União para garantir, o mais rapidamente possível, a concessão do espaço à iniciativa privada. Nesta terça-feira mesmo o vice-governador Luiz Fernando Pezão se reuniu com o novo presidente da Infraero, Murilo Barboza.
Apesar das dimensões generosas - são 35 esteiras de bagagens e 23 pontes de embarque -, o terminal do Galeão está longe de atender a um futuro aumento de demanda. As críticas à operação são constantes. A última, ironicamente, aconteceu no domingo passado - conforme revelou a coluna de Ancelmo Gois no GLOBO -, quando a delegação brasileira desembarcou no Rio, voltando de Copenhague. A esteira de bagagem quebrou e as pessoas tiveram que esperar mais de uma hora para pegar as malas. A Infraero informou que a manutenção durou 20 minutos.
A Agência Nacional de Aviação Civil informou que o projeto de concessão já foi concluído e que a minuta de uma proposta para o novo marco regulatório do setor foi encaminhada para outros órgãos do governo apreciarem. Depois disso, a diretoria da Anac vai submeter a proposta final à Casa Civil e à Presidência. A ideia é adotar um modelo flexível, deixando ao governo as opções de fazer a concessão em bloco (mais de um aeroporto por lote) ou individualmente (apenas um aeroporto), de acordo com cada caso.
Fonte: G1
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