PF encerra inquérito do acidente da TAM sem indiciamentos

Relatório da PF não indicia ninguém

A Polícia Federal (PF) entregou na sexta-feira passada o inquérito sobre o acidente com o voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos em 17 de julho de 2007. O relatório final não traz nenhum indiciamento. O caso corre sob segredo de Justiça. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Segundo o jornal, o Ministério Público Federal (MPF) pode agora arquivar, pedir novas diligências ou oferecer denúncia contra quem considerar responsável pelo acidente.

De acordo com a reportagem, a PF disse que não há responsabilidade das pessoas que tinham responsabilidade sobre o aeroporto, o avião ou o setor aéreo. A conclusão seria que o acidente teria sido causado exclusivamente por erro dos pilotos do Airbus A320 - as caixas-pretas indicam que os dois manusearam os manetes de maneira diferente da recomendada.

Ao contrário da PF, em novembro de 2008, a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual apontaram 10 responsáveis pelo acidente, entre eles Milton Zuanazzi, ex-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O indiciamento dos suspeitos foi suspenso pela Justiça por risco de duplo indiciamento - já que a PF também investigava o acidente.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado ao comando da Aeronáutica, também investigava o acidente, mas não tem prazo para terminar o relatório.


Fonte: Terra

Um comentário:

  1. Estou indignada com este resultado: todas as reuniões que compareci e ouvi o promotor falando que estava sensibilizado e que estava do nosso lado a fim de lutar pela verdade, pela justiça...
    Meu Deus! Nem é mais um caos aéreo! Daqui a pouco os aviões começarão a cair nas cidades (já começaram a cair no mar) e o resultado também será que não há culpados além do piloto (morto não fala). E os responsáveis pela manutenção, lotação do avião, condições de pista, computadores de bordo? ATÉ COMEÇO A ACREDITAR QUE O ERRO FOI DO PILOTO - COMO DISSE MEU TIO QUE É PILOTO APOSENTADO - ELE DEVERIA TER ENTREGADO O CRACHÁ E SE NEGAR A PILOTAR AQUELE AVIÃO NAQUELAS CONDIÇÕES! SERÁ QUE O LUCRO ACIMA DE TUDO VENCEU? QUE AS VIDAS DOS NOSSOS AMADOS NÃO VALEM NADA?
    MEU DEUS!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails