Teste marcado para ontem, foi adiado por causa do mau tempo. Janela de lançamento começou às 10h e vai até 14h (hora de Brasília).
Ares I-X na plataforma de lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, Cabo Canaveral. (Foto: Nasa/Bill Ingalls, 27-10-09)
A Nasa completou nesta quarta-feira (28) a remoção do andaime rotatório em torno do protótipo de foguete Ares I-X, que ficou pronto para uma segunda tentativa de lançamento em um teste de dois minutos que custará perto de US$ 500 milhões.
Os meteorologistas da Nasa previram que haverá apenas 40% de probabilidades de condições favoráveis ao lançamento, que foi marcado para as 11h08 de Brasília, no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida. A janela de lançamento começa às 10h e se prolonga até 14h.
O esquema do teste do protótipo do foguete Ares (Nasa)
Os técnicos revisaram todos os sistemas do protótipo de foguete, após uma noite de tempestades na região que incluiu pelo menos 154 raios em um diâmetro de cerca de oito quilômetros da plataforma de lançamento 39B de Cabo Canaveral.
O Ares é crucial no Programa Constellation da Nasa, de retorno de missões tripuladas à Lua por volta de 2020. Mas, antes disso, já terá uma função mais "singela": levar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Em 2010 a frota de ônibus espaciais será desativada. O problema é que o Ares só deve estar pronto entre 2015 e 2020. Assim, por pelo menos cinco anos os americanos vão depender, principalmente, de "caronas" em naves russas Soyuz para chegar ao complexo orbital.
ISS: Para chegar lá depois de 2010, e até no mínimo 2015, só com carona da Rússia (Foto: Nasa)
Fontes: G1- NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário