Museu TAM receberá da FAP doação de um Ju-52

Museu da TAM receberá avião histórico

O presidente do Museu TAM, João Francisco Amaro, receberá, no próximo dia 8, da FAP (Força Aérea Portuguesa) a doação de um Junkers Ju-52, em Sintra, Portugal. Em troca, o Museu TAM entregará uma réplica do 14 Bis, construída no Brasil, para compor o acervo do Museu do Ar de Portugal.

"O Junkers é um trimotor do final da década de 20 e foi a espinha dorsal do transporte aéreo da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Essa aeronave representou para os alemães o mesmo que o DC-3 para os norte-americanos. Será um orgulho tê-la no Museu", conta João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.



Devido estar desmontado e estocado a vários anos, o Ju-52 exigirá um extenso e complexo trabalho de restauração, por tanto, não estará entre as mais de 80 peças expostas na reabertura operacional do Museu TAM, programada para janeiro de 2010. Amaro acredita que após o trabalho de restauro, o Junkers poderá voar novamente e acredita que poderá pintar o avião nas cores da VASP ou do Sidicato Condor.

No inicio do ano a FAP também doou um Ju-52 ao Musal (Museu Aeroespacial), mantido pela Aeronaútica. No entanto, o avião não tem qualquer previsão para entrar no processo de restauro, embora já esteja no Rio de Janeiro. Assim como a TAM, o Musal deve pintar o avião nas cores da VASP ou Sindicato Condor.



Fonte: Aironline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails