Suecos não entregam os pontos.
A embaixada da Suécia no Brasil reuniu na última sexta-feira (02), em Brasília, órgãos de imprensa geral e especializada, com a finalidade de expor alguns detalhes da proposta de fornecimento do caça multifuncional Saab Gripen NG (Next Generation) para a Força Aérea Brasileira (FAB) sob o projeto F-X2. Conforme noticiado pelo website de T& D, no dia anterior (01), representantes da Saab e do governo sueco reuniram-se com representantes do Senado para discutir o assunto. Na ocasião, a comitiva esteve, também, com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Estiveram presentes na coletiva o secretário de Estado para a Defesa da Suécia, Hákan Jevrell, o presidente mundial e CEO da Saab, Ake Svensson, o diretor-gerente da Gripen International, Johan Lehander, o diretor geral da Gripen International no Brasil, Bengt Janér, o adido de Defesa da Suécia no Brasil, tenente coronel Christer Olsson e o diretor da Divisão de Assuntos Militares do Ministério da Defesa da Suécia, tenente brigadeiro-do-ar Mats Nilsson.
No discurso de abertura do evento, Hákan Jevrell destacou que o objetivo da Saab é dividir o desenvolvimento e a produção do Gripen NG de forma igualitária com o Brasil, e que o governo sueco garante e aprova a transferência de 100% da tecnologia. O secretário acrescentou, ainda, que o projeto oferece custos extremamente competitivos na aquisição e durante todo o ciclo de vida da aeronave.
O financiamento do programa será de longo prazo e integralmente cumprido pela Swedish Export Credit Corporation, instituição financeira governamental da Suécia. Segundo Jevrell, o governo de seu país está apoiando plenamente a proposta da Saab e os planos de cooperação com o Brasil vão além da venda dos aviões e, em determinado período, podem se estender para setores como alta-tecnologia industrial, ciências espaciais, bio-energia, educação, etc. Para o político, a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Suécia entre ontem (05) e hoje (06), por ocasião da 3ª Cúpula União Européia – Brasil, deve contribuir para que um plano de ação nessas áreas seja discutido.
Ake Svensson apresentou um panorama geral do projeto e esclareceu aspectos da nova proposta da Saab, entregue na manhã da última sexta-feira ao Comando da Aeronáutica. A BAFO-2 (Best And Final Offer), designação usada pelo presidente da empresa para a nova proposta, é uma versão aperfeiçoada da oferta entregue em junho. Svensson afirmou que o Gripen NG é uma solução completa para a FAB e atende todos os pré-requisitos do programa, excedendo, inclusive, o limite mínimo especificado em alguns deles. O executivo reiterou que a Suécia está oferecendo uma parceria igualitária e uma opção econômica em relação aos outros concorrentes, além do financiamento do programa ao Brasil, que será integral.
O CEO da Saab considera a proposta única porque, além de oferecer custos altamente competitivos, prevê que cerca de 40% das novas tecnologias desenvolvidas para o avião venham da engenharia nacional. Para a empresa, a indústria brasileira pode produzir até 80% das aeroestruturas do Gripen NG, mediante o estabelecimento de uma rede de sub-fornecedores de componentes internos qualificados no país.
A instalação de uma linha de montagem local completa do avião e a manutenção de um programa contínuo de compartilhamento da atualização tecnológica do equipamento, extensível a outros países usuários do sistema, também fazem parte da proposta do grupo sueco. A oferta promete, adicionalmente, que operações de reparos, manutenção e revisões gerais, incluindo os motores, sejam feitas totalmente em território nacional.
Svensson disse que esse conjunto de propostas tornará o Gripen NG uma aeronave mais brasileira que o AMX, cujo projeto foi desenvolvido pela Embraer juntamente com a Aermacchi e a Alenia, da Itália. O executivo citou a empresa brasileira como parceira da Saab no projeto, dizendo que ambas se complementam tecnologicamente.
Comentando aspectos técnicos e operacionais do Gripen NG, Svensson disse que o quesito “alcance” do Gripen, objeto de debates em fases mais remotas do F-X1 e F-X2, está agora solucionado, com as modificações introduzidas no NG. O avião tem autonomia de combate de 1.300 km e pode ficar cerca de 30 minutos on station (sobre a área de operações), desempenho alcançado através do uso de tanques de combustível sub-alares.
Além disso, o caça tem capacidade de operar em bases remotas, como trechos de rodovias. A aeronave será dotada de sistemas de comunicações seguras por enlace de dados via data-link, compatíveis com o Link BR-2, e por satélite, em acordo com a nova e moderna doutrina de operação em rede e de transmissão de dados em tempo real. No campo dos armamentos, o Gripen NG oferecerá independência de escolha e de integração.
Entre os offsets (compensações) incluídos na BAFO-2 da Saab, encontra-se a avaliação do avião de transporte KC-390 da Embraer, para ser um futuro vetor de transporte da Força Aérea da Suécia e do Super Tucano como substituto dos antigos jatos de treinamento Saab 105 nas missões de treinamento dos pilotos suecos.
Na área comercial, o Brasil irá adquirir o direito de negociar o aparelho na América Latina e participar conjuntamente com a Saab nos negócios a serem feitos em outras partes do mundo. Um ponto considerado forte da proposta apresentada é o compromisso de que 175 % do valor do contrato sejam reinvestidos no país como contrapartida, distribuídos em diversas áreas.
A previsão é de que o Gripen NG entre em serviço simultaneamente na FAB e na Força Aérea da Suécia, e isso deverá acontecer a partir de 2014. O contrato inicial, se a proposta da Saab sagrar-se vencedora, será de 28 exemplares de um assento e oito de dois assentos. No texto da proposta, a Saab garante que os prazos acertados no contrato serão cumpridos.
Questionado sobre quantos aviões do modelo NG serão adquiridos para a Força Aérea de seu país, Jevrell disse que o parlamento da Suécia ainda não decidiu essa questão, mas que a Força Aérea pretende manter cerca de 100 caças de geração avançada em serviço no futuro, e o Gripen será a principal plataforma aérea de combate do sistema de defesa do país até 2040.
Segundo Svensson, no decorrer de 2009 e no próximo ano, novos sistemas e funcionalidades estarão sendo integrados no protótipo demonstrador de conceito (DEMO) do Gripen NG, prevendo-se para 2012 a integração total do novo radar AESA (varredura eletrônica ativa) de segunda geração, em desenvolvimento pela Saab Aerosystems e a Saab Microwave Systems, juntamente com a SELEX Galileo.
Fonte: Tecnologia e Defesa
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