Novo sistema para acionamento de emergências
O Aeroporto de São Paulo/Congonhas ganhou recentemente um novo sistema de Sinalização e Alarme de Emergência – SAE, que será utilizado no acionamento do Corpo de Voluntários de Emergência do Aeroporto e no combate a princípio de incêndios.
O Sistema, composto por equipamentos instalados nos pátios e pontes de embarque, veicula mensagens sonoras, visuais e tonais de qualquer natureza. Seu diferencial é conseguir atingir os voluntários que atuam nas áreas externas, fora do terminal de passageiros. "Muitos de nossos voluntários atuam nos pátios de aeronaves e através desse novo recurso será mais ágil acioná-los, o que facilitará nosso trabalho", explica o coordenador de Salvamento e Combate a Incêndios do Aeroporto, Esdras Barros.
Há cerca de quatro anos a administração do Aeroporto estuda melhorias para o acionamento dos voluntários que atuam nas emergências e optou pelo SAE por sua complexidade e pelos resultados que poderá obter com ele.
O Sistema é composto por microcomputadores, monitores do tipo TFT de 17 polegadas, equipamentos de gravação digital e interface com alarme visual, quadro de comando que acionam sinalizadores luminosos, central de intercomunicadores, amplificadores de potência de áudio, sonofletores do tipo corneta e sinalizadores luminosos com três cores. Para operá-lo, a Infraero tem capacitado os empregados da área de segurança que atuam nos pátios e no Centro de Operações e Emergências de Congonhas.
Após essa etapa e, de acordo com os resultados obtidos, deverão ser criados e padronizados os procedimentos para a utilização do novo Sistema.
Anualmente a Infraero realiza, em diversos de seus aeroportos, cursos de capacitação para voluntários de emergências, preparando-os para prestar primeiros socorros em casos de acidentes aeronáuticos até que as vítimas sejam encaminhadas a um hospital. A medida é preconizada pela Organização da Aviação Internacional. Esse ano foram formados 62 novos voluntários em Congonhas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Infraero
Nenhum comentário:
Postar um comentário