CLBI sedia reunião de planejamento para lançamento de foguetes

1ª Reunião de Acompanhamento de Interfaces da Operação Maracati II (RAI)



Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) sedia a 1ª Reunião de Acompanhamento de Interfaces da Operação Maracati II (RAI), com a participação de oficiais e engenheiros deste Centro, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).



O objetivo da reunião é o de dar informações básicas sobre a Operação Maracati II e os experimentos a serem realizados, visando facilitar a verificação dos meios operacionais de preparação, montagem, testes e rastreio, considerando os veículos a serem lançados e suas cargas úteis, bem como identificar necessidades de atualização desses meios.

Essa Operação prevê o lançamento de um foguete VSB-30 do IAE, com carga útil da Agência Espacial Brasileira (AEB), construída pelo Centro Espacial Alemão (DLR) e pelo IAE, denominada MICROG1A e desenvolvida para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade.



O lançamento do VSB-30 será precedido por um lançamento do foguete Orion V03, sem carga útil, para treinamento das equipes e sistemas operacionais e apronto das estações de rastreio do Centro de Lançamento.

O Coordenador da 1ª RAI, Coronel Siqueira, registra que as informações dos sistemas operacionais e meios disponíveis será item a ser analisado pelo Diretor do DCTA para lançamento no CLBI ou no Centro de Lançamento de Alcântara. “Esta reunião além de fornecer as informações básicas sobre a campanha, tem o objetivo de analisar os sistemas técnicos dos Centros, bem como a capacidade para realização das campanhas, definindo os acertos técnicos prioritários”.


Fonte: CLBI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails