Aeroporto de Uberlândia ganhará ILS e terá pista ampliada
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) – órgão ligado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica - deve firmar convênio, em novembro, com uma empresa que fará a instalação do ILS (Instrument Landing System) no Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia.
O equipamento deve começar a funcionar em julho de 2010 e vai orientar de forma mais segura os pilotos durante os pousos e decolagens diários das 25 aeronaves de voos comerciais em dias de chuva ou de tempo fechado. E ainda beneficiarão os voos fretados de empresas de menor porte.
A informação foi repassada pelo superintendente do aeroporto, João Marcos Coelho Soares, em reunião ontem na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). “Eu estive recentemente em Brasília e fui comunicado pelo setor de engenharia do Decea da assinatura do convênio. E como estão previstas obras civis acredito que até o fim do primeiro semestre do ano que vem ele deve começar a operar em Uberlândia”, afirmou.
De acordo com o superintendente, nos últimos três anos, o Aeroporto de Uberlândia recebeu aproximadamente 39 mil aeronaves de voos comerciais, sendo que deste total, conforme afirmou, 1,6% de pousos e decolagens – cerca de 620 - atrasaram em decorrência das condições do tempo. “Não quer dizer que se tivesse o ILS instalado os pousos e decolagens teriam ocorrido. Mas o instrumento dará mais segurança porque a decisão é do piloto”, afirmou.
A reivindicação para implantar o instrumento no Aeroporto de Uberlândia começou em 2007 e a previsão de investimento seria de cerca de U$ 2 milhões, aproximadamente R$ 3,5 milhões.
Pista vai ser ampliada em 300 metros
A superintendência do Aeroporto de Uberlândia aguarda a homologação dos 300 metros lineares de pista que foram construídos recentemente para liberação do uso pelas aeronaves. Tão logo seja homologada, de acordo com o superintendente João Marcos Coelho Soares, a pista do aeroporto aumentará de 1,9 mil metros para 2,2 mil metros. E a nova área repassada pela prefeitura de Uberlândia proporcionará uma segunda ampliação de igual tamanho para o local de pousos e decolagens das aeronaves que ficará com aproximadamente 2,5 mil metros de cumprimento. “E ainda teremos espaço para uma área de segurança de 90 metros além da pista”, disse João Marcos Coelho.
A superintendência adiantou ainda que aguarda uma resposta do Ibama para iniciar o manejo de aves que estão alojadas nas imediações e no interior do aeroporto. O serviço de retirada das aves deve ser realizado em parceria com professores e alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Fonte: Contato Radar
Nenhum comentário:
Postar um comentário