Prefeito do Rio é contra linha aérea Barra-Campo de Marte


Team anuncia que vai operar a rota a partir de 10 de outubro. Anac afirma não saber se a companhia está autorizada a operar.

A nova ligação aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, através do aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, com destino ao Aeroporto de Campo de Marte, na Zona Norte paulistana, ainda não decolou e já encontrou um adversário: o prefeito do Rio Eduardo Paes.

A empresa aérea Team informa que a linha está programada para começar a operar no dia 10 de outubro, mas ainda aguarda o aval da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) para dar início à rota. A Anac não confirmou o início das operações.



A assessoria de imprensa de Eduardo Paes confirmou na manhã desta quarta-feira (23) que vai brigar contra a implantação da linha.

“A Anac podia criar o hábito de consultar a prefeitura. Nós vamos dar um jeito de encontrar medidas ambientais, multas e vamos brigar contra isso. É um desrespeito com a população da Barra”, disse Paes, irritado.

ANAC aguarda resposta

A Anac divulgou que ainda não tem informações sobre o inicio da operação da linha. Segundo a agência, é preciso consultar a sua área técnica para determinar se a Team tem autorização para operar a rota.

A agência também aguarda retorno da Infraero para saber se os dois aeroportos oferecem os serviços necessários para embarque e desembarque de passageiros, além de segurança no tráfego aéreo.

A Infraero informou que enviará, ainda essa semana, ofício à Anac pedindo prazo de aproximadamente 60 dias para adequar os dois terminais, já que são locais de voos não regulares. As principais adequações no Rio e em SP são criar uma área operacional, balcão de check-in e escritório para a Team.

Empresa aérea está preparada

A Team afirma que já contratou 30 funcionários, 15 em cada aeroporto. Segundo o presidente Mário César Moreira, a intenção é atender os moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

A empresa também já disponibilizou a aeronave LET 410, que tem capacidade para 19 passageiros. Se a autorização for publicada, a companhia fará quatro voos diários de segunda a sexta e um aos domingos.

Ainda segundo a Team, a licença formal ainda não foi publicada, mas a Anac já teria determinado à Infraero a adequação dos aeroportos de Jacarepaguá e Campo de Marte. “O ofício da Anac, do inicio de setembro, deu prazo de 30 dias para Infraero colocar os dois terminais em condições”, disse Moreira.


Aeroporto de Jacarepaguá

O Aeroporto de Jacarepaguá é um aeroporto localizado na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Está localizado na avenida Ayrton Senna, uma das principais vias da Barra da Tijuca, e é administrado pela Infraero. Situa-se na Baixada de Jacarepaguá – limitada pelo oceano Atlântico e pelos maciços rochosos da Pedra Branca e da Tijuca –, a aproximadamente 30 quilômetros do centro.

A dimensão de sua pista é 900m×30m, sendo mais freqüentemente utilizado por particulares e empresas de propaganda aérea que fazem publicidade nas praias da Barra da Tijuca e na zona sul da cidade. Dentre as grandes companhias, apenas a Gol Linhas Aéreas tem um balcão de check-in e transfer rodoviário gratuito para o Aeroporto do Galeão (Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim - GIG).

O aeroporto tem sua área patrimonial limitada ao norte pela lagoa de Jacarepaguá, ao sul por uma área de reserva biológica (Bosque da Barra) e, a leste e a oeste, por terras de terceiros.

Denominação

Apesar do nome, o aeroporto está localizado em uma área central da Barra da Tijuca. Assim como a lagoa de Jacarepaguá, também localizada na Barra, tem seu nome devido à denominação antiga – e genérica – aplicada a toda a região compreendida entre os maciços da Pedra Branca e da Tijuca: baixada de Jacarepaguá. Apesar de tal denominação modernamente se aplicar em geral ao bairro de Jacarepaguá, denominações antigas perduram, como é o caso do aeroporto.

Opinão do BGA

A ANAC não precisa consultar a prefeitura do Rio, porque não é competência legal da prefeitura definir sobre os trâmites da aviação. O prefeito cria caso para ter visibilidade na mídia.


A cidade tem muitos problemas e o prefeito deveria concentra-se nas áreas de sua competência.

Fonte: G1

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