Mitsubishi Aircraft lança novas versões de seus MRJs
A Mitsubishi Aircraft apresentou uma versão estendida de seu jato regional MRJ e revelou mudanças significativas em seu design, incluindo-se a utilização de alumínio ao invés de fibra de carbono, nas asas do avião.
As mudanças estão sendo implementadas após tratativas com potenciais compradores nos EUA e Europa, e o design final estará pronto em junho de 2010, ao invés deste ano.
Como resultado, o primeiro voo do novo avião sofrerá atraso de um ano, sendo possível somente em 2012. A companhia áerea lançadora do modelo, a All Nippon Airways, receberá seu primeiro avião no primeieo trimestre de 2014, um atraso de uns 4 meses.
Variante estendida do MRJ
Embora o primeiro voo vá sofrer atraso de seis meses, a quantidade de voos de teste da aeronave, será aumentada de quatro para cinco, o que diminuirá o período de testes. As mudanças são necessárias para garantir que a fabricante lance um jato regional competitivo.
A Mitsubishi poderia acrescentar um modelo para 100 passageiros, contra os 92 anunciados para o modelo MRJ-90 e uma versão MRJ-70 para 70 passageiros, para competir com os aviões da Embraer e Bombardier; no caso, o Embraer E190 e o Bombardier CRJ1000.
A adição da versão estendida, atenderia assim às necessidades dos clientes, e o lançamento das versões dependeria da demanda de mercado.
Com as asas de alumínio, a fabricante abandona seu projeto de utilizar quantidades significativas de materiais compostos. Como resultado, somente a empenagem e as caudas vertical e horizontal serão deste tipo de material, equivalendo assim entre 10-15% da aeronave.
Conceitualmente, trata-se de uma mudança muito grande, admite a Mitsubishi Aircraft. As mudanças estruturais são mais fáceis e vão econimizar tempo de fabricação. Com uma secção central, em alumínio, a estrutura da asa pode ser facilmente otimizada para as variantes MRJ70/90 ou mesmo para o modelo estendido, o que trará maior competitividade à empresa.
As mudanças permitirão que os engenheiros possam desenvolver uma asa otimizada para o MRJ90 e miniminizarão a a deterioração do desempenho de alcance para a versão estendida. O maior beneficiário será o modelo MRJ70, que pesará menos.
Assim, será possível redução de peso por meio de mudanças estruturais, tornando possível a adoção de winglets maiores e redução de consumo de combustível, afora uma melhoria do desempenho nas decolagens.
A fabricante também aumentou a altura da cabine em 3.81 cm, para 80.5in, aumentando a altura da fuselagem em 2.5in, ou seja, para 116.5in. Isto fará com que a cabine do MRJ seja mais arredondada , maior e mais alta que as dos modelos das rivais.
O compartimento de carga traseiro, será aumentado e o frontal eliminado. Isto tornará mais fácil o manuseio de bagagens.
A Mitsubishi informa ainda que as mudanças não afetarão o desempenho do MRJ, prometendo que será o avião com maior eficiência no consumo de combustível, com as emissões poluentes mais baixas e o mais silêncioso de sua classe.
´´ Queremos vender um avião que nossos clientes vão desejar e usar por décadas,´´ afirma a fabricante.
Fontes: FG- AW
Tradução: BGA
O problema será o preço, mas é possível que consigam vender na ASia, existe um grande mercado na região que poderá ser explorado pelos japoneses...
ResponderExcluirA tendência é que a Embraer sofrerá uma dura concorrência daqui pra frente, não será fácil daqui pra frente.