JAL vai cortar empregos e procura investidores

Combalida, JAL cortará empregos e corre atrás de capital



Aviões da JAL, no aeroporto Haneda,em Tóquio, Japão/AP Photo/Itsuo Inouye

Tóquio- A Japan Airlines Corp, informou hoje que pretende concluir conversações com companhias aéreas estrangeiras até o início de outubro, objetivando novas parcerias para enfrentar a atual crise. A companhia também informou que dará início a uma reestruturação que causará a eliminação de 14% de sua mão-de-obra.

A Delta Air Lines Inc, a maior companhia aérea do mundo e sua rival a American Airlines, estão lutando para comprar uma participação na JAL, após a companhia japonesa divulgar perdas de 1 bilhão de dólares no trimestre terminado em junho.

Haruka Nishimatsu, presidente da JAL, declarou que serão cortados 6.800 empregos, nos próximos 3 anos, e que o processo deverá estar concluido em março de 2012.

Ele não quis comentar sobre o teor das negociações que estão ocorrendo com companhias aéreas estrangeiras.

Afora as americanas, a JAL estaria em conversações com a Air France-KLM, a maior empresa aérea européia e com a Korean Air Lines Co. As conversações teriam o objetivo de obter capital para a combalida companhia aérea japonesa.

A JAL foi duramente atingida pela recessão global e a consequente queda na demanda de viagens internacionais e prevê perdas de 63 bilhões de ienes no atual ano fiscal que termina em março de 2010. Assim, a empresa pretende cortar 53 bilhões de ienes em custos neste ano fiscal e mais 100 bilhões de ienes no próximo.

Nishimatsu participou de um encontro com experts , quinta-feira passada; encontro organizado pelo ministério dos transportes japonês, orgão que está supervisionando todo o processo de reestruturação da companhia. A JAL foi privatizada em 1987 e Nishimatsu informou durante o encontro, que a empresa reduzirá drasticamente a quantidade de voos internacionais e que cortará custos com pessoal. A JAL declarou que o painel de experts visa explorar várias opções para melhorar as condições de negócios da companhia.

Espera-se que a JAL anuncie seu plano de melhoria gerencial até o fim de setembro.

O diário econômico japonês, Nikkei, divulgou no sábado, que a Delta teria oferecido um investimento de 550 milhões de dólares, o que daria a ela, uma participação de 11.2% na JAL. Pelas leis japonesas, estrangeiros podem adquirir até 1/3 das companhias aéreas japonesas.

Fontes: Yahoo News - AP
Tradução: BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails