Fundador do Cirque du Soleil é sétimo turista espacial da história

Guy Laliberté fundador do Cirque du Soleil vai ao espaço

A Rússia lançou a nave Soyuz TMA-16 com uma nova tripulação e o sétimo turista espacial da história, o canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil. Rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a nave partiu nesta quarta-feira (30).



A tripulação da Soyuz é integrada pelo cosmonauta russo Maxim Suráyev e o astronauta da Nasa Jeff Williams, além de Laliberté, que desembolsou cerca de US$ 35 milhões para uma aventura de doze dias no espaço e na estação orbital.

Nave espacial Soyuz TMA-16 partiu com nova tripulação e 7º turista espacial, o canadense Guy Laliberté

A nave, que deve ser colocada em órbita por um foguete portador Soyuz FG, decolou na manhã de hoje da base de Baikonur, na Ásia Central, e se acoplará à plataforma orbital na próxima sexta-feira, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais russo (CCVE).



"Os três tripulantes estão bem", afirmou um porta-voz do CCVE à agência oficial russa Itar-Tass.

A cerimônia de lançamento, que contou com representantes das agências espaciais russa (Roscosmos) e americana (Nasa), do embaixador dos EUA em Moscou, John Byerly, e do assessor do Kremlin, Aleksandr Beglov, além dos familiares dos astronautas, foi amenizada pelas brincadeiras de Laliberté, que apareceu com um nariz vermelho de palhaço --um dos nove que levou ao espaço para entreter seus companheiros, além de seu "sentido de humor", segundo declarou.

Embora a ida de Laliberté, 50, não tenha o propósito de realizar experimentos científicos, ele pretende chamar a atenção da humanidade sobre os problemas da falta de água.

A fundação "One Drop" (Uma Gota), criada por ele, luta contra a pobreza, para garantir o acesso ao líquido vital e pelo reconhecimento da importância do problema dos recursos hídricos no mundo todo.

Atualmente, na plataforma orbital se encontra a primeira expedição de seis tripulantes, integrada pelos russos Gennady Padalka e Román Romanenko, os americanos Michael Barratt e Nicole Scott, o canadense Robert Thirsk e o belga Frank de Winne.

Laliberté voltará à Terra em meados de próximo mês, junto a Padalka e Barratt, a bordo da nave Soyuz TMA-14, que já está acoplada à plataforma orbital.

Suráyev, que viaja pela primeira vez ao espaço, e Williams, que faz o terceiro voo de sua carreira e o segundo à ISS, permanecerão 169 dias na plataforma orbital como integrantes da expedição número 21.


Fontes: FOLHA - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails