Filho de astronauta israelense morre em queda de avião na Cisjordânia

Caça F16 da IAF caiu no domingo

Um caça F-16 da Força Aérea israelense caiu neste domingo perto da cidade de Hebron, na Cisjordânia, causando a morte de seu piloto, o tenente Assaf Ramon, 21, anunciaram fontes militares. Ramon é o filho de um herói nacional em Israel, o astronauta Ilan Ramon, primeiro israelense no espaço, que morreu na explosão do ônibus espacial Columbia em 2003.

"Um piloto da força aérea israelense, o tenente Assaf Ramon, morreu em um acidente quando realizava um voo de treinamento em uma zona das colinas do sul de Hebron", informou um porta-voz militar, sem explicar as causas do acidente.

Uma testemunha palestina afirmou ao Canal 2 que o avião sobrevoava a região à baixa altitude antes de cair. "Houve uma grande explosão", disse o palestino, que não foi identificado.

O comandante da Força Aérea, major general Ido Nehushtan, pediu um inquérito oficial e interrompeu o treinamento de esquadrões de F-16 israelenses até segunda ordem.

Ramon era o mais velho dos quatro filhos de Ilan. Ele graduou-se na escola de aviação há três meses e recebeu uma honra presidencial das mãos de Shimon Peres.

Ele tinha 15 anos quando seu pai morreu. Ilan Ramon foi um dos sete tripulantes --os outros seis eram americanos-- da espaçonave Columbia, que explodiu ao reentrar na atmosfera terrestre depois de uma missão no espaço. A explosão foi causada por um defeito do escudo de aquecimento da aeronave.

A notícia da morte de Assaf causou comoção na imprensa israelense. As redes de TV interromperam a programação para noticiar sua morte --considerada uma tragédia.

Fontes: FOLHA - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails