Falha na Embratel afetou frequências de rádio do centro de controle.
Movimentação de passageiros no Aeroporto de Cumbica em Guarulhos nesta terça (Foto: Márcio Fernandes/AE)
A Aeronáutica informou nesta terça-feira (1º) que já foi sanado o problema de comunicação no Cindacta I que provocou atrasos em vôos entre Brasília e São Paulo. Em nota, a Aeronáutica disse que entre 11h15 e 11h45, um rompimento de dois cabos de fibra ótica da Embratel provocou a degradação de canais de comunicação do Centro de Controle da Área de Brasília.
Com isso, decolagens entre a capital e São Paulo foram interrompidas por questões de segurança. O Cindacta I é responsável por 45% do controle de tráfego aéreo no território brasileiro.
De acordo com a nota da Aeronáutica, o problema foi sanado por volta das 15h e às 15h15 as freqüências foram restabelecidas. Para evitar grandes atrasos nas decolagens durante o período em que a frequência do rádio foi interrompida, os voos foram sequenciados de acordo com um planejamento conjunto e colaborativo entre o CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), Empresas Aéreas e INFRAERO.
Segundo a Aeronáutica, até 13h50, as duas maiores companhias aéreas do Brasil, TAM e GOL, registravam atrasos acima de 30 minutos em 6% e 8% dos vôos, respectivamente.
Atrasos
A assessoria da TAM disse que os voos de São Paulo e Rio de Janeiro para Brasília, e aqueles que partiram da capital federal, ficaram suspensos das 11h às 12h desta terça-feira. Isso provocou atrasos nas operações. A companhia não informou, no entanto, quantos voos ainda estavam fora do horário por volta das 16h30.
Em nota, a Gol afirmou que 11 voos, ou 2,4% do total programado para o dia, estavam atrasados nesse horário. “Alguns voos da Gol partindo dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas, com destino a Brasília e às regiões Norte e Nordeste ainda decolam com atraso, mas a Companhia destaca que suas operações já estão normalizadas”, diz a nota.
Fonte: Ministério da Aeronáutica - G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário