EASA: Testes efetuados não confirmaram problemas com os tubos de pitot da Thales

Testes dos tubos de pitot da Thales não dectaram problemas de segurança ao voo

As autoridades aeronáuticas européias divulgaram uma diretiva referente aos tubos de pitot da Thales, utilizados nos Airbus A330/340s. A AD conforme previamente indicava, exige dos operadores a substituição de ao menos, dois dos tubos por modelos da Goodrich, em um prazo de quatro meses, a contar de 07 de setembro.

A diretiva proibe a instalação de tubos de pitot modelo ´´AA´´ da Thales, após 07 de janeiro de 2010 e restringe o uso dos modelo ´´BA´´ somente a uma das três posições existentes, ou seja, a do primeiro oficial.

Entretanto, a diretiva esclarece que testes em túnel de vento, efetuados com o modelo BA, e realizados em agôsto, não indentificaram falhas e que o comportamento do dispositivo ficou dentro do envelope de formação de gelo especificado na certificação.

Os tubos de pitot dos A330/340s ficaram sob suspeita desde o acidente do Airbus A330 da Air France, em 01 de junho, em função de evidências de discrepância de leituras da velocidade do ar , durante os momentos finais do voo AF447.

A EASA informou que a diretiva tem caráter preventivo e que equivale a uma decisão provisória, não descartando novas medidas no futuro.

Thales Group

EASA

Fonte: FG- AW
Tradução: BGA



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