A força aérea americana, estuda expandir as exigências do programa T-X, para que o novo avião possa ser utilizado no treinamento de pilotos em todos os tipos de aeronaves de asa fixa, ou seja, já não seria um programa visando apenas substituir os T-38.
O General Stephen Lorenz, chefe do comando de educação e treinamento aeronáutico da USAF,
( AETC), confirmou que o novo programa visaria substituir também os aviões utilizados pelas tripulações dos cargueiros e não somente dos pilotos de bombardeiros e caças.
Os pilotos da USAF, quando em treinamento avançado, voam os T-38s, como o modelo líder para caças e bombardeiros e T-44s ou C-12a no caso de pilotos de cargueiros. Todos os pilotos de asa fixa, iniciam seu treinamento nos aviões turbohélices T-6As.
A atual estratégia de treinamento é uma inovação relativamente moderna. Lorenz descreve como sua classe de novos pilotos, no início dos anos 70, voavam os T-37s e depois os T-38s.
A força aérea americana ( USAF ) tem mais de 600 treinadores T-38
O novo estudo, antes de estabelecer as exigências da concorrência do T-X, examinará a volta ao modelo anterior, admite o general.
A potencial mudança vai aumentar dramaticamente a quantidade de aeronaves necessárias para atender ao programa, o qual já inclui a substituição de mais de 500 T-38Cs, atualmente em serviço.
Várias companhias já se alinham para participar da concorrência do T-X.
O T-50 do consórsio Korea Aerospace industries/Lockheed Martin, foi proposto como um candidato. A Alenia North America, também planeja oferecer o Alenia Aernacchi M-346, talvez como o fornecedor primário. A Boeing tem um acordo com a Alenia para vender o M-346 em alguns mercados internacionais e se alinhou previamente à BAE Systems para construir os aviões T-45 Goshawks para a marinha americana.
O processo de aquisições do programa T-X se aproxima. O AETC, já submeteu o programa para análise do conselho conjunto de avaliação de normas das forças armadas, que se constitui no primeiro passo no longo processo de obtenção de aprovação do lançamento de um contrato multibiolionário.
O AETC, está focado em estabelecer exigências para que seja adquirido o treinador mais eficiente para as necessidades da força aérea americana. Ao ser questionado se capacidade multimissão deveria ser incluida na lista de exigências, Lorenz foi evassivo. ´´ Procuro por um bom avião treinador, ´´ Disse ele. ´´ Qualquer coisa melhor que isso seria lucro.´´
Fonte: FG - Flight International
Yradução: BGA
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