C919: China apresenta seu avião

Com o modelo C919 da estatal Avic, país demonstra que quer se tornar um gigante mundial do setor

O maior jato comercial fabricado pela China faz sua estreia internacional na maior feira de aviação da Ásia, numa demonstração de que o país quer se tornar um gigante mundial do setor.

Um braço da estatal Aviation Industry Corp. of China (Avic) deve apresentar o modelo C919 em Hong Kong, com alguns observadores saudando o momento como prova de que o país comunista chegou à indústria da aviação.

"É a primeira vez que a China se apresenta diante da indústria mundial da aviação", disse Richard Thiele, da Reed Exhibitions, empresa que organizou a Asian Aerospace International Expo and Congress, aberta nesta terça-feira.

O jato, que de acordo com a mídia estatal chinesa estará pronto para entrar em operação em 2016, é parte de um plano de longo prazo da China para romper o duopólio formado pela europeia Airbus e pela norte-americana Boeing na produção de grandes aeronaves comerciais.

O primeiro "9" do C919 foi escolhido porque, em chinês, o número soa como uma palavra que significa "tempo longo", enquanto o "19" indica que o modelo é o primeiro avião de 190 lugares fabricado pela China.

Não é coincidência a realização da Asian Aerospace International Expo and Congress em solo chinês. A reunião bienal de três dias, aclamada como uma das mais influentes feiras de aviação do mundo, foi transferida de Cingapura para Hong Kong, de forma a ficar mais próxima da China continental, considerada o mercado de aviação de crescimento mais rápido do mundo.


O mockup do novo jumbo chinês C919, o maior projeto da COMAC ( Commercial Aircraft Corporation of China ) em exibição na ´´Asian Aerospace '09´´, em Hong Kong, China. ( Foto: Xinhua/Zhou Lei )

Fonte: O ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails