Bases operacionais do F35 ainda serão definidas

A Força Aérea dos EUA revelou critérios para escolher as bases de operação do F-35. A decisão preliminar deverá sair no primeiro semestre de 2010, e a final, no início de 2011.



Na quinta-feira passada, 17 de setembro, a Força Aérea dos EUA (USAF) revelou, após extensas revisões, os critérios básicos que serão utilizados para determinar as futuras bases em que operarão as aeronaves F-35 JSF (Joint Strike Fighter - caça de ataque conjunto). São estes: espaço aéreo, áreas para treino de voo, condições meteorológicas, estrutura de apoio, pistas de pouso e de táxi, questões ambientais e de custo.



Segundo a Força, há um comprometimento com um processo transparente e aberto para definição das bases, de forma a garantir que as comunidades afetadas saibam o que esperar e compreendam que os cronogramas para desenvolvimento são críticos para finalizar o processo de basear todas as aeronaves JSF.

Primeiramente, serão avaliados mais de 200 locais segundo o critério aprovado. Uma vez cumprida essa fase, serão considerados outros fatores como requerimentos do comando, cronogramas de baixa e entrega de aeronaves, apoios logístico e de manutenção, além da integração com a Reserva e a Guarda Aérea Nacional (dos EUA). Assim, serão elaboradas duas listas com bases candidatas a abrigar entre 250 e 300 aeronaves JSF: uma lista para bases operacionais e outra para bases de treinamento.

Após a divulgação das bases candidatas, será iniciado o processo formal de impacto ambiental, envolvendo as comunidades locais, para divulgação (prevista) das preferências de localização no final do primeiro semestre de 2010. O anúncio com as decisões finais deverá ser feito no início de 2011.

Fontes: USAF - PODER AÉREO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails