AMX italianos voltam pra casa após exercícios nos EUA

Os 10 AMX da Força Aérea Italiana participaram dos exercícios Green Flag e Red Flag

A Força Aérea Italiana informou que, no último dia 8 de setembro, os 10 aviões de ataque AMX que participaram de exercícios nos EUA retornaram à Itália. No total, foram aproximadamente 900 horas de voo, distribuídas em 313 missões.

As aeronaves deixaram a Base norte-americana de Nellis em 5 de setembro rumo a Bangor (Maine, costa leste dos EUA), onde pousaram após seis horas e meia de voo. No dia seguinte, decolaram rumo ao arquipélago de Açores, que atingiram após mais 8 horas de voo. Por fim, decolaram no dia 8 rumo à Itália, sendo que 2 unidades pousaram em Amendola e 8 em Istrana. Para o traslado, foram realizados onze reabastecimentos em voo, sete deles sobre o Atlântico, com o emprego de um avião tanque KC-10 norte-americano.



Das 313 missões realizadas nos dois exercícios nos EUA, 140 foram da Red Flag 09-05, com destaque para as missões noturnas, empregando NVG (Night Vision Goggles - óculos de visão noturna), e a “destruição” de baterias móveis de mísseis Scud, utilizando tanto os canhões Vulcan de 20mm quanto bombas Mk 82.

AMX podem combater no Afeganistão

A Força Aérea da Itália acaba de finalizar uma campanha de qualificação de quatro semanas com seus caças AMX. Oficialmente não foram informados os motivos destes preparativos tão intensos, mas especula-se que o objetivo seja enviá-los para o front afegão, onde tropas da OTAN combatem guerrilheiros do Talebã.

Dez AMX modernizados para o padrão ACOL participaram recentemente do exercício “Green Flag West” nos EUA. Depois do “Green Flag West”, os caças italianos seguiram para o exercício “Red Flag”, que termina no próximo dia 4 de setembro, onde puderam operar da mesma forma que as forças da OTAN atuam no Afeganistão. Naquela opotunidade dois AMX lançaram quatro bombas GBU-12 Lizard guiadas por laser contra alvos designados pelo UAV Predator B.

O padrão de modernização ACOL inclui modificações no sistema de guiagem de armas por GPS, inclusão do ‘pod’ de reconhecimento Rafael Reccelite, painel compatível com óculos de visão noturna e novos equipamentos de navegação e identificação.

O programa de modernização deve estar completo no final deste ano. Porém, a frota de AMX italianos continua ameaçada por cortes e eventuais aposentadorias prematuras.

NOTA:

embora o texto dê a entender que os lançamentos das bombas GBU-12 Lizard (guiadas a laser por meio de designadores dos Predator) foi realizado na Red Flag, segundo a Força Aérea Italiana os lançamentos foram realizados na Green Flag.


Fonte: Poder Aéreo

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