Um jeito perfeito de despedir-se de Oshkosh



Mort Crim inicia viagem de 7.400 milhas.

Oshkosh, Wisconsin - Na EAA Airventure Oshkosh 2009, pudemos presenciar feitos da engenharia aeronáutica,ouvir o que há de novo no mundo da aviação e testemunhamos demonstrações acrobáticas que poucas pessoas no mundo poderiam executar. Mas há outros feitos notáveis,realizados pelos pilotos da aviação geral que também merecem nota.

Mort Crim, veterano jornalista de rádio e TV; escritor e piloto, decidiu realizar um longo voo solo, pelo país, á bordo de seu avião esporte leve, (LSA). A viagem começou hoje,em Oshkosh.Ele vai voar pelas Dakotas, Montana, Idalho, e em seguida tomar o rumo oeste,atravessando Washington, Oregon, California, e finalmente rumo leste, em direção ao Texas, e de lá então à sua cidade em Jacksonville, Flórida.

O voo de 7.400 milhas, será uma celebração pelo seu 74º aniversário, que ocorreu em 31 de julho. Durante a AirVenture, ele ajudou como mestre de cerimônias em alguns eventos realizados no ´´ Theater in the Woods´´. Mas a presença dele foi mais para satisfação pessoal. ´´ Gosto disso tudo e adoro reencontrar velhos amigos.´´ Diz ele.

O avião pilotado por ele nesta viagem é o Dova Skylark. Ele destacou que atualmente, todos os aviões leves voam de forma muito semelhante. Disse também adorar o perfil baixo das asas do modelo, por gosto pessoal.

Crim, comecou a voar com 15 anos de idade, quando um amigo da família levou-o de carona em um Cessna. Com 19 anos, ele obteve sua licença de piloto privado, e aos 67 a licença de piloto de linha aérea; certificação esta, perseguida por ele, também para sua satisfação pessoal. Ele já pilotou vários tipos de aviões, desde os leves LSA, até o Cessna 414 Golden Eagle, dotado de cabine pressurizada.

Com o voo pelo país, ele disse querer mostrar às pessoas, que os LSA,não são brinquedos, e sim um meio viável de transporte. E também que idade e condições de saúde não devem ser fatores limitadores àqueles que desejam voar. Ele é um sobrevivente de um câncer reincidente e quer aproveitar cada minuto de vida saudável que no momento goza.

´´ Acho que a nova regra para pilotagem de aviões leves (LSA),é o desenvolvimento mais marcante da aviação, nos últimos anos,´´ disse ele, salientando que a licença de pilotagem esportiva de aviões leves, tem dado condições a mais pessoas para pilotar e beneficiou jovens pilotos que estão começando. A pilotagem esportiva também beneficia os mais velhos, que de outra forma não poderiam pilotar em função das restrições mais rígidas previstas em outros tipos de categoria.

Crim trabalhou como âncora em noticiários de rádio, nas cidades de Detroit e Chicago, por mais de 30 anos e cobriu o pouso da Apollo 11 para os milhões de ouvintes da rádio ABC em 1969. Também substituia Paul Harvey nos anos 80s. Agora, quase aposentado, ele continua a gravar comerciais de TV, e livros em CD e ainda escreve matérias e livros.

Crim está escrevendo seu oitavo livro que contará suas experiências de voo, ao longo da vida. A viagem que se iniciou hoje, dará a ele, as imagens e palavras para o capítulo final do livro.

A AirVenture 2009 acabou hoje, contudo, teve início mais uma grande aventura e o voo de 7.400 milhas de Crim, é apenas mais uma das histórias que os aviadores presentes nesta edição do evento, contarão ano que vem na próxima edição

Fonte: EAA AirVenture 2009 Oshkosh / A.J. Forst
Tradução: BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails