O futuro da aviação leve
Viagens aéreas causam um inevitável impacto ambiental. A maneira mais sustentável de se viver, portanto, seria evitá-las, tarefa impossível no atual mundo globalizado.
Assim, a busca de tecnologias e combustíveis alternativos para reduzir as emissões de CO2 das aeronaves é um desafio para empresas e organizações.
Mas dois anúncios relacionados ao tema já demonstram avanços neste sentido. Ainda que sejam aeronaves pequenas, inadequadas ao transporte de passageiros, cada passo é importante na busca de um futuro sustentável para a aviação.
Avião elétrico: recorde em velocidade
O avião italiano Skypark antes de seu primeiro voo 100% elétrico.
A primeira novidade é o avião Skypark, 100% elétrico, que decolou do aeroporto Aeritalia, em Turim (Itália), e conseguiu voar durante oito minutos, a 250 km por hora.
Comparada à velocidade necessária para um voo comercial, ainda é baixa; mas o progresso é grande: trata-se de um recorde para um avião 100% elétrico.
De origem italiana, o projeto é apoiado pela companhia de seguros Reale Mutua Assicurazioni e do banco privado Banca Fideuram, além do patrocínio técnico de 11 empresas de aviação.
O avião funciona por carga elétrica. Tem um motor Pioneer Alpi 300 de 75kW, movido a uma bateria de lítio, e conta com reservas de hidrogênio.
Segundo o site oficial da iniciativa, a máquina já ultrapassou os motores de combustão interna em eficiência e tamanho, além de seu elevado grau de confiabilidade e vida útil.
Maurizio Chell, tenente-coronel da Força Aérea Italiana, é o responsável pelo projeto. O objetivo agora é atingir duas horas de voo à velocidade máxima de 300km/hora.
Volta ao mundo em aeroplano solar
Solar Impulse, o avião solar suíço
A segunda boa nova rumo à aviação sustentável é o Solar Impulse, avião movido a energia solar com viagem ao redor do mundo marcada para 2011!
O veículo é um projeto suíço - patrocinado pelo Deutsche Bank e as empresas Solvay e Omega – e deve estrear em dois anos.
Mede 63,4 metros, tem 12 mil células fotovoltaicas em suas asas e pesa duas toneladas, o equivalente a um carro.
Embora a aeronave esteja longe de substituir as usadas para fins comerciais, os responsáveis pelo projeto estão convencidos de que a tecnologia desenvolvida poderá ser empregada em diversos âmbitos.
“O Solar Impulse é uma super plataforma para a educação. Em cada pouso, piloto e equipe manterão contato com pessoas e autoridades locais com o objetivo de promover as tecnologias que asseguram o futuro energético do planeta”, diz o site de apresentação do veículo.
“A conquista é simbólica: nunca transportaremos 300 passageiros em um avião solar, mas a iniciativa é o que importa. [...] Se não investirmos em novas fontes de energia, o planeta entrará em colapso, condenando as futuras gerações”, completa.
Se tudo correr como previsto, durante sua volta ao mundo, o Solar Impulse passará pelos Emirados Árabes, China, EUA e Espanha.
Nenhum destes modelos pode substituir um avião comercial, pelo menos num futuro próximo.
Fontes de consulta:
TreeHugger (www.treehugger.com/files/2009/06/skyspark-electric-airplane-speed-record-videos-photos.php)
Skypark (www.skyspark.eu)
El Universal (www.eluniversal.com.mx/notas/605860.html)
Solar Impulse (www.solarimpulse.com)
Fonte: Planet green
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