Controlador aéreo é suspenso após colisão sobre o rio Hudson em NY

Controlador aéreo suspenso

Veja gravação do momento do acidente



O controlador aéreo responsável pela rota de voo de um avião de pequeno porte que bateu em um helicóptero de turismo sobre do rio Hudson, em Nova York, no sábado passado (8) foi suspenso por ter supostamente violado os procedimentos. O acidente deixou todos os nove envolvidos mortos.

As autoridades de aviação disseram, contudo, não acreditar que ele tenha contribuído diretamente para o acidente.

O controlador de tráfego aéreo, que já havia repassado a responsabilidade a controladores de um aeroporto próximo, recebeu uma punição administrativa por fazer ligações telefônicas particulares no momento da colisão, informaram órgãos de segurança nos transportes dos EUA.

Funcionários da Administração Federal de Aviação e do Órgão Nacional de Segurança no Transporte, que estão comandando as investigações, disseram, no entanto, que não há razão para acreditar que o momento das ligações do controlador tenha qualquer ligação com a colisão. Mas disseram que a conduta é "inaceitável".

Os italianos Fabio Gallazzi, sua mulher, Tiziana Pedrone e seu filho adolescente, Giacomo Gallazzi, Michele Norelli e seu filho adolescente, Filippo Norelli estavam no helicóptero Eurocopter AS350 da empresa de voos turísticos Liberty Helicopter, que colidiu ao meio-dia de sábado (13h no horário de Brasília) com o avião Piper PA-32 que levava três membros de uma família da Pensilvânia.

Segundo testemunhas, o avião colidiu com a traseira do helicóptero, que havia decolado há pouco para um voo de 12 minutos. A aeronave atingiu o helicóptero com a asa.

O supervisor do controlador também foi suspenso por não estar na torre de controle do aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, como deveria, disseram as autoridades. As suspensões serão mantidas até o resultado das investigação disciplinares em andamento.

O Conselho Nacional para a Segurança no Transporte está investigando as causas do acidente, que deflagrou pedidos por maior controle sobre o tráfego aéreo sobre a região. Esses corredores aéreos são grandes rotas para aeronaves de pequeno porte.

Fonte: FOLHA - Reuters - NBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails