Avianca poderá ser operadora dos jatos CSeries ou MRJ

Jatos CSeries e MRJ na mira da Avianca

Comenta-se que a Avianca poderá ser operadora dos aviões CSeries da Bombardier ou do Regional Jet da Mitsubishi, já que a companhia pretende comprar entre 20 e 25 aviões para substituir seus atuais Fokker 100, à partir de 2014.

O executivo chefe da Avianca, Fábio Villegas, informou que a empresa está aberta à propostas que gerem uma competição entre os fabricantes que possam fornecer jatos de nova geração com capacidade para 100 passageiros. A Avianca opera 15 Fokker 100s e a OceanAir, empresa irmã outros 14.

Villegas declarou que metade da frota de Fokker 100s da OceanAir, será substituida por Airbus A319s, mas reconhece que o modelo não é o mais adequado para substituir a todos os aviões em uso e talvez a nenhum dos da Avianca.

A Avianca e a OceanAir, adquiriram os 29 Fokker 100s, em 2005. Os aviões eram da American Airlines e Villegas disse que não existe interesse em substituir os aviões por modelos atualmente em produção, tais como os CRJ1000s da Bombardier e os 190s da Embraer.

´´ Se observarmos os números apresentados pelo Fokker 100, concluimos que é um avião muito econômico. Obviamente consome mais combustível que os aviões mais modernos de mesmo tamanho e os custos de manutenção são até mais altos, mas o custo de capital é bem menor,´´ afirmou Villegas. Ele ainda afirmou que a empresa não sente urgência em empatar capital em uma frota nova para o modelo, mas que o surgimento dos modelos CSeries e MRJ criam um cenário novo que merece ser considerado. Isto porque os fabricantes estão prometendo maior eficiência no consumo de combustíveis em relação aos modelos atuais. Assim, ele acha que vale a pena esperar. Segundo informado, a Avianca fará avaliação dos modelos em breve.

Embora ainda não exista um decisão sobre quando a companhia fará uma seleção, Villegas declarou que a companhia estuda a idéia da aprovação de compra de um dos modelos e ambas as empresas, no caso a Bombardier e a Mitsubishi, lutam para ganhar seu segundo cliente para seus novos modelos de jatos, já que a Lufthansa foi a empresa lançadora do mdelo CSeries e a All Nippon Airways, lançadora do modelo MRJ.

A idéia básica da Aviança é efetuar a subistituição dos Fokker 100s em no máximo 6 anos e está considerando substituir também seus 10 Fokker 50s. Ocorre porém que a substituição do modelo é mais difícil porque a empresa não quer migrar para modelos com capacidade de 70 passageiros. Villegas considera o Fokker 50 um avião confiável e com custos de manutenção baixos e imbatíveis, o que será anulado com o envelhecimento da frota.

Mas as substituições dos Fokker, são parte de uma segunda etapa de modernização da frota. A empresa está concentrada em terminar até 2010, a substituição dos atuais jatos MD-80s e 757s, adquirindo em seu lugar, modelos A320s da Airbus.

Em 2008, a companhia substituiu alguns de seus Boeing 767s, e começou a operar A330s novos e aguarda a entrega de alguns Boeing 787 para concluir o processo. O grande problema é que o projeto do 787 está atrasado em função de problemas técnicos.


Fonte: FG
Tradução: BGA

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