Aviação Executiva Brilha no Voo da Liberdade

Voo épico pela liberdade.

Uma recepção de boas vindas digna de astros de Hollywood, aconteceu na manhã de ontem, para as duas jornalistas que estavam presas na Coréia do Norte, desde março. Foi o último ato de uma maratona de seis dias. A maioria dos membros da equipe da missão, eram funcionários da Avjet, operadora do avião Boeing Business Jet, que transportou os atores chave desta missão, pelo Oceano Pacífico.

De acordo com o porta-voz da Avjet, Andrew Bradley, a missão histórica, começou no dia 31 de julho, quando Stephen Bing, CEO da Shangri La Entertainment, avisou a companhia que ele havia emprestado o avião que a Avjet opera, ao ex presidente Bill Clinton, para uma missão humanitária em busca da libertação das jornalistas cativas na Coréia do Norte, onde haviam sido sentenciadas a 12 anos de prisão em um campo de trabalhos forçados. As duas trabalham na Current TV, pertencente a Al Gore, ex vice-presidente dos EUA. Abaixo, foto das duas jornalistas desembarcando do BBJ após voltar aos EUA, ontem pela manhã.


A Avjet, à partir do recebimento da informação, teve que correr para obter uma autorização especial da FAA para conduzir o voo à Coréia do Norte, o que que obteve em 01 de agôsto, com a ajuda do depto de normas da FAA.( Office of Rulemaking), em Washington.

Em seguida, a companhia elaborou uma rota que teve quer ser plotada em coordenação com o Departamento de Estado, FAA e com a USAF. O plano definia como local de partida, Burbank, Califórnia, onde fica a base operacional da Avjet. De lá o voo prosseguiria até a base aérea de Elmendorf, no Alasca, e depois até à base aérea de Misawa, no Japão. Da base no japão, o voo seguiria non-stop até Pyongyang, na Coréia do Norte. A maratona consumiu 14 horas de voo, disse Braley.

Na Coréia do Norte, o BBJ permaneceu 20 horas. Ficaram à bordo, dois pilotos e um agente do serviço secreto. Após a volta de Bill Clinton e sua equipe à aeronave, o avião partiu de volta à Misawa, no Japão, às 08:20 ( horário de Tóquio), do dia 4 de agôsto.

´´ Como o avião possui vários compartimentos para descanso, os pilotos puderam ter um descanso de qualidade antes do voo de volta ao Japão,´´ disse Bradley, acrescentando que o tempo de voo entre Pyongyang e Misawa, foi de 2 horas.

Após o pouso na base aérea de Misawa, o avião permaneceu no solo, durante 2 horas, e em seguida iniciou o voo de 9h 50 min, non-stop, de volta à Burbank. O tempo total de voo da viagem completa atingiu quase 26 horas.

No aeroporto Bob Hope, em Burbank, a Avjet taxiou o BBJ ao Hangar 25, sua base operacional, onde as jornalistas foram reunidas às suas famílias. Uma breve apresentação para a mídia ocorreu, com a participação, inclusive, de Bill Clinton e Al Gore.


Bradley informou que foram mantidas comunicações ininterruptas entre o avião, e os demais orgãos envolvidos na operação; principalmente com a USAF, durante toda a missão.

Cobertura da chegada das jornalistas libertadas


Boeing Business Jet Webpage

Fonte: Agências - LA Times - FG - CBS - CNN
Tradução: BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails