Uma recepção de boas vindas digna de astros de Hollywood, aconteceu na manhã de ontem, para as duas jornalistas que estavam presas na Coréia do Norte, desde março. Foi o último ato de uma maratona de seis dias. A maioria dos membros da equipe da missão, eram funcionários da Avjet, operadora do avião Boeing Business Jet, que transportou os atores chave desta missão, pelo Oceano Pacífico.
De acordo com o porta-voz da Avjet, Andrew Bradley, a missão histórica, começou no dia 31 de julho, quando Stephen Bing, CEO da Shangri La Entertainment, avisou a companhia que ele havia emprestado o avião que a Avjet opera, ao ex presidente Bill Clinton, para uma missão humanitária em busca da libertação das jornalistas cativas na Coréia do Norte, onde haviam sido sentenciadas a 12 anos de prisão em um campo de trabalhos forçados. As duas trabalham na Current TV, pertencente a Al Gore, ex vice-presidente dos EUA. Abaixo, foto das duas jornalistas desembarcando do BBJ após voltar aos EUA, ontem pela manhã.
A Avjet, à partir do recebimento da informação, teve que correr para obter uma autorização especial da FAA para conduzir o voo à Coréia do Norte, o que que obteve em 01 de agôsto, com a ajuda do depto de normas da FAA.( Office of Rulemaking), em Washington.
Em seguida, a companhia elaborou uma rota que teve quer ser plotada em coordenação com o Departamento de Estado, FAA e com a USAF. O plano definia como local de partida, Burbank, Califórnia, onde fica a base operacional da Avjet. De lá o voo prosseguiria até a base aérea de Elmendorf, no Alasca, e depois até à base aérea de Misawa, no Japão. Da base no japão, o voo seguiria non-stop até Pyongyang, na Coréia do Norte. A maratona consumiu 14 horas de voo, disse Braley.
Na Coréia do Norte, o BBJ permaneceu 20 horas. Ficaram à bordo, dois pilotos e um agente do serviço secreto. Após a volta de Bill Clinton e sua equipe à aeronave, o avião partiu de volta à Misawa, no Japão, às 08:20 ( horário de Tóquio), do dia 4 de agôsto.
´´ Como o avião possui vários compartimentos para descanso, os pilotos puderam ter um descanso de qualidade antes do voo de volta ao Japão,´´ disse Bradley, acrescentando que o tempo de voo entre Pyongyang e Misawa, foi de 2 horas.
Após o pouso na base aérea de Misawa, o avião permaneceu no solo, durante 2 horas, e em seguida iniciou o voo de 9h 50 min, non-stop, de volta à Burbank. O tempo total de voo da viagem completa atingiu quase 26 horas.
No aeroporto Bob Hope, em Burbank, a Avjet taxiou o BBJ ao Hangar 25, sua base operacional, onde as jornalistas foram reunidas às suas famílias. Uma breve apresentação para a mídia ocorreu, com a participação, inclusive, de Bill Clinton e Al Gore.
Bradley informou que foram mantidas comunicações ininterruptas entre o avião, e os demais orgãos envolvidos na operação; principalmente com a USAF, durante toda a missão.
Cobertura da chegada das jornalistas libertadas
Boeing Business Jet Webpage
Fonte: Agências - LA Times - FG - CBS - CNN
Tradução: BGA
Nenhum comentário:
Postar um comentário