140 aviões vendidos
A Airbus recebeu 140 encomendas de aeronaves nos sete primeiros meses do ano, ajudada por um pedido de 50 jatos A320 feito pela companhia aérea de baixo custo Wizz. O contrato foi anunciado em junho, na feira Paris Air Show, e confirmado no mês seguinte, informou a fabricante de aviões europeia.
As companhia aéreas clientes da Airbus cancelaram encomendas de 22 aeronaves durante o período de janeiro a julho, incluindo cinco unidades A350, modelo que está desenvolvendo para competir com o 787 Dreamliner, da Boeing. O número de encomendas líquidas totalizou 118.
A Airbus, pertencente ao grupo aeroespacial europeu EADS, informou que entregou 288 jatos até 31 de julho, incluindo três aviões modelo A380 para a Singapore Airlines e um quarto para a Emirates.
A fabricante afirmou que espera ao menos atingir o número recorde de entregas alcançado no ano passado, de 483 aeronaves, e prometeu entregar mais 10 A380 neste ano.
As companhias aéreas pagam a maior parte do custo de novos aviões no momento da entrega.
Contudo, a Airbus previu um colapso nas encomendas brutas, para até 300 neste ano, conforme as companhias aéreas enfrentam dificuldades em meio ao declínio econômico e a queda no tráfego aéreo.
A Airbus recebeu 900 encomendas antes de cancelamentos e 777 após cancelamentos no ano passado.
No mês passado, o grupo europeu aeroespacial e de defesa EADS (dono da Airbus) informou que teve queda de 6% em seu lucro no primeiro semestre deste ano, para 378 milhões de euros, na comparação com o mesmo período de 2008.
Fonte: Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário