Risco de colisão aérea


Seguranças militares canadenses montam guarda em volta de um Challenger CC-144

Investigação em Andamento.

Investigadores federais estão investigando um incidente de quase colisão, ocorido em abril passado, e só agora divulgado. O incidente, envolveu um jato operado pelo governo canadense no transporte de VIPs e um jato comercial, sobre o espaço aéreo da província canadense de Columbia Britânica.

De acordo com os orgãos de investigação, o jato Challenger, CC-144, do governo canadense, voava em direção a leste, em 24 de abril, com destino à Ottawa, tendo partido de vancouver. A aeronave transportava uma quantidade não conhecida de pessoas. Enquanto isso,um Boeing 777 da Emirates, voava de Los Angeles à Dubai.

A frota de Challenger do governo somente é utilizada para o transporte de funcionários de alto nível,incluindo o Primeiro-ministro e o Governaor-Geral,e dignatários estrangeiros, quando em viagem pelo Canadá.

Ambos os aviões estavam a 37.000 pés, quando seus sistemas anti-colisão soaram, indicando que estavam em rota de colisão potencial.

O jato da Emirates,efetuou uma subida repentina e o jato do governo, um mergulho acentuado. Ainda assim, se cruzaram a uma distância vertical de 213 metros, portanto, abaiXo, do mínimo recomendado de 300 metros.

Harper não estava à bordo

Primeiro-Ministro Stephen Harper, embarcando em um CC-144.

O motivo desta aproximação entre os aviões,ainda é desconhecido,informou Bill Yearwood, gerente regional do TSB, orgão que fiscaliza acidentes aéreos no Canadá.

"Nosso objetivo é descobrir porque os aviões estavam em rota de colisão e porque as ações tomadas pelos pilotos e pelos controladores não foram suficientes para evitar o incidente." informou Yearwood à CBC News.

O gabinete do Primeiro-Ministro, confirmou que nem o PM Stephen Harper , e nenhum dos membros de seus gabinete encontravam-se à bordo naquele dia. Contudo,os militares já avisaram que não vão divulgar os nomes das pessoas que estavam à bordo do Challenger. Os militares, na condição de operadores do voo,se recusam a divulgar a lista de passageiros.

Segundo uma fonte ligada à uma empresa aérea, seja lá quem estivesse à bordo, deve sua vida ao sistema anti-colisão.

" O sistema anti-colisão é uma das mais importantes ferramentas que dispomos para impedir acidentes na atualidade, e existem muitos exemplos onde o sistema mostrou-se muito eficiente," disse Len Aalders, da ATAC( Air Transport Association of Canada).

O relatório do TSB não estará pronto por meses ainda e não vai investigar e nem citar quem estava à bordo do jato executivo.

Fonte: CBC News
Tradução: JACK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails