RIAT 2009: O Vulcan chega ao evento para demonstrações de voo.

A graça do Vulcan de volta aos céus.

Foi uma longa e árdua caminhada, mas o projeto orçado em 11.4 milhões de dólares, para restaurar o avião Avro Vulcan XH558 e devolver a ele condições de voo, foi bem sucedido. Com isto, a tão almejada visão de assistir ao antigo bombardeiro dod tempos da guerra fria, brilhar nos shows de demonstração aérea, finalmente se tornará realidade.

A organização “ The Vulcan to the Sky Trust’s “, já avisou que o Vulcan estará presente e voando, neste próximo fim de semana, no Royal International Air Tattoo, no Reino Unido, com sua chegada à base Fairford da RAF, em Gloucestershire, em 16 de julho, tendo representado sua primeira participação no show desde 1991.

O XH558 participaria da RIAT em 2008, mas o evento foi cancelado e a sua presença no evento deste ano, era incerta até 10 de julho, quando o trust conseguiu a renovação da permissão de voo, da CAA (UK Civil Aviation Authority). A permissão anterior expirou em 3 de julho, deixando o avião em Waddington, local de um show aéreo, no qual ele acabou não podendo fazer demonstrações de voo.

Multidões vieram acompanhar em Faiford, no último dia com autorização de pousos para o evento air tatto, a chegada do Vulcan. Ele pousou às 15:20LT, vindo de RNAS Yeovilton em Somerset;um voo de curta duração.

Andrew Edmonson, diretor de engenharia do projeto, diz que não existem problemas de confiabilidade com relação às condições de voo do avião; logo, se a meteorologia permitir, ele voará tanto no sábado como no domingo, na RIAT. Pretende-se, inclusive, algumas passagens em alta velocidade.

A falta de recursos, no início de 2009, quase matou o projeto. E mesmo agora, o apoio público continua a ser muito importante para que este avião continue a voar. Em 2010, o XH558 completará 50 anos de seu primeiro voo.

Webpage




Avro Vulcan Bomber XH558 Take-Off. £6m Refit.


Voando o Avro Vulcan XH558


Comentário:

Eu tive o privilégio de assistir um voo do Vulcan, ao vivo, em 1975, na feira interncional de aviação, que ocorreu em São José dos Campos SP. Naquela feira, tive o prazer de conhecer os Phantons dos Thunderbirds da USAF e até de fazer uma tour por dentro do C5A- Galaxy, o imenso cargueiro da USAF.

Assistir a um voo do Vulcan foi uma experiência inesquecível e até hoje guardo na memória, a visão das passagens e do ruido das turbinas.


Observo ainda, que este avião era um bombardeiro estratégico, criado para lançar armas nucleares contra a União Soviética.

Durante a Guerra das Malvinas/Falklands, um Vulcan, com problemas, pousou no Brasil e ficou retido vários dias.


Fonte: FG

Tradução: JACK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails