Ano passado, quando Obama, ainda senador, ocupava-se de cruzar o país em sua campanha eleitoral, ele passou por um problema em um dos voos. Na época, fomos informados que não fora nada demais, e naturalmente o pouso foi bem sucedido. Contudo, agora mais detalhes surgiram mostrando que a coisa foi séria.
O presidente estava à bordo de um MD-80 da MidWest Airlines, alugado para alguns voos na campanha presidencial. A única coisa digna de nota, em relação ao avião, era o fato de ele ser operado pela Midwest - coisa mais rara que observar um urso panda em seu habitat.
Durante a operação de subida,a tripulação enfrentou dificuldade em controlar o pitch (atitude nose up), da aeronave, e por isso acabou desviando o voo para St Louis, onde o pouso se deu com segurança. Vejamos o que o presidente deve ter sentido:

Observamos que enquanto pitchs de 16 a 20 graus são considerados normais, alguns voos atingem 25 graus. Logo, estar com um pitch de 26.8 não foi algo tão incomum assim; contudo, poderia ter sido pior se a tripulação nao tivesse conseguido estabilizar o avião.
Mas enfim, o que aconteceu?
Bem, na cauda dos MD-80, existe uma saída de emergência. Naquele voo,componentes da porta inflaram e assim os cabos que controlam os profundores foram pressionados. Os profundores são responsáveis pelas atitudes de pitch up e down da aeronave. A pressão exercida, fez aumentar o pitch . Os pilotos lograram recuperar o controle,e pousaram em segurança.
Os registros indicam que ocorrências do tipo, somente ocorreram duas vezes, antes e uma delas com o avião no solo, logo, trata-se de um ocorrência rara. Ainda assim, deve ter sido um voo muito louco.
História completa(em inglês)
Fontes: The Cranky Flier.
Tradução: Jack
Nenhum comentário:
Postar um comentário