A Cessna Aircraft apresenta na EAA AirVenture, o terceiro protótipo de seu novo modelo leve esportivo, 162 SkyCatcher
A Cessna Aircraft apresenta na EAA AirVenture 2009 , o terceiro protótipo de seu novo modelo leve esportivo, 162 SkyCatcher (LSA); revisado após dois acidentes que tiveram muita repercusão. O avião está em fase fina de testes de voo.
O terceiro protótipo, matrícula N162CE, pousou em Oshkosh, no dia 25, pilotado por Charlie Wilcox, piloto de testes da Cessna. Este protótipo foi construido rapidamente, logo após o acidente com a segunda aeronave, durante teste de stoll, em março. O primeiro protótipo foi perdido em setembro de 2008, em teste de motor em voo.
A Cessna redesenhou a cauda do avião e Wilcox diz que o avião tornou-se mais fácil de ser pilotado. Ele declarou também que o avião está mais estável direcionalmente e que gera prazer em voar. O protótipo atual é dotado de um estabilizador vertical maior, afora outras modificações.
Este protótipo, é dotado do primeiro lote de asas e superfícies móveis de cauda, fabricados na China. Os dois primeiros protótipos foram construidos em Wichita, mas todos os aviões de produção, serão fabricados pela Shenyang Aircraft da China.
Segundo Wilcox, o terceiro protótipo já passou por 60 horas de voo. Diz ele que agora os testes restantes estão focados em novas hélices de alumínio, que seriam opcionais. Mesmo durante as férias anuais da empresa, ele e mais um piloto de testes, não interromperam os testes com o avião.
A fabricante espera terminar brevemente, os testes exigidos pela ASTM ( American Society of Testing and Materials), agendado no fim do ano passado e não realizado. A Cessna vai liberar informações mais precisas sobre os prazos de cumprimento dos testes, ao longo da semana, ainda durante a AirVenture. Nos casos de aeronaves leves a certificação da FAA é subistituida pela certificação da ASTM.
A Cessna persegue tenazmente a superação dos problemas havidos e deseja demonstrar aos clientes atuais e futuros , a melhoria do novo projeto. Por isso, decidiu expor o novo protótipo, na entrada principal da AirVenture, um dos locais mais caros do evento.
O primeiro protótipo , que voou em março de 2008, havia feito sua apresentação oficial na edição 2008 da AirVenture, e a Cessna informou que já existem mais de 1.000 pedidos confirmados do SkyCatcher, cujo preço de lista é 111.500 dólares, sem os opcionais.
Fonte: FG
Tradução: JACK
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário