Novo incidente envolvendo Airbus A-320
Um avião Airbus A320 equipado com as novas sondas Pitot --similar à aeronave do voo 447 da Air France que caiu em 31 de maio entre Rio de Janeiro e Paris-- sofreu um incidente em 13 de julho, informou nesta quarta-feira Erick Derivry, porta-voz do Sindicato Nacional de Pilotos de Linha (SNPL). O incidente não foi grave e não deixou vítimas ou danos.
O novo incidente ocorreu em 13 de julho passado em um voo entre Roma, na Itália, e o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, segundo informação divulgada pelo site Figaro.fr.
As sondas Pitot fabricadas pela empresa Thalès, usadas para medir a velocidade do avião, são uma das causas aventadas para explicar o acidente do voo AF 447, que fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris que causou a morte de 228 pessoas em 31 de maio passado.
Trata-se do primeiro incidente do qual se tem conhecimento envolvendo a nova geração de sondas BA, que após o acidente substituiu as sondas AA em toda a frota da empresa, segundo informou a Air France.
"O incidente está ligado às novas sondas. Durou alguns segundos, sem ter qualquer consequência para os passageiros. Uma análise está sendo feita em conjunto com os construtores e o BEA (órgão francês responsável pela investigação de acidentes aéreos)", disse um porta-voz da empresa.
Os pilotos do voo Roma-Paris anotaram em seu relatório "uma perda brutal de indicações de velocidade, e depois o desaparecimento dos dados anemométricos".
"Pedimos à Air France que investigue para confirmar se estamos diante do mesmo tipo de incidente, que produziu os mesmos efeitos que outros incidentes conhecidos desde meados de 2008", disse Derivry, acrescentando que o SNPL pensa em exigir que a empresa mude de fornecedor das sondas que medem a velocidade.
"Seria uma informação nova e importante. Desde já, exigiríamos a substituição das sondas Thalès por sondas Goodrich, em nome do princípio da precaução", completou.
A empresa americana Goodrich fornece 70% das empresas aéreas do mundo e suas sondas nunca apresentaram problemas.
"Ouvimos falar na possibilidade de que, além da sonda, talvez seja preciso também trocar o calculador que transforma a pressão em medida de velocidade", acrescentou o porta-voz do SNPL.
Em junho, sob pressão do sindicato minoritário Alter, a Air France teve que trocar todas as sondas Pitot de suas aeronaves A330 e A340, depois de já ter efetuado a troca nos aviões A320.
Desde 2008, foram constatados vários casos de congelamento de sondas AA em alta altitude, em aviões de diferentes empresas. O SNPL informou que o voo Roma-Paris ainda se encontrava em alta altitude no momento do incidente.
Fonte: FOLHA
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