O vazamento de hidrogênio foi detectado no mecanismo de abastecimento do tanque externo de combustível da nave, no mesmo lugar do vazamento anterior. A Nasa ainda não anunciou uma nova data para o lançamento, que agora pode acabar ficando para julho.
O tanque contém cerca de 2 milhões de litros de hidrogênio e oxigênio líquido em temperatura muito baixa.

Técnicos removem um engate-rápido de 7 polegadas, que liga o tanque principal do ônibus espacial ao sistema de exaustão que retira o excesso de hidrogênio, onde ocorreu o vazamento
Na semana passada, um problema idêntico foi detectado durante o abastecimento, apesar de as previsões meteorológicas indicarem 90% de chances de condições favoráveis no momento do lançamento. Hoje, o mau tempo contribuiu com o adiamento.
"Problema muito similar" havia adiado o lançamento da nave Discovery em março, disse o diretor de lançamento, Mike Leinbach.
A missão dos astronautas da Endeavour é levar e instalar os últimos módulos do laboratório científico japonês Kibo na ISS. A nave de ficar em órbita junto com a estação espacial por 16 dias --uma das mais longas missões realizadas, com previsão de realização de cinco caminhadas espaciais dos astronautas.
Um dos membros da ISS também será substituído. O engenheiro japonês Koichi Wakata, que está na estação há quatro meses, voltará para o planeta. No lugar dele ficará o astronautas especialistas Tim Kopra.
A tripulação do Endeavour será comandada por Mark Polansky, que terá como piloto o astronauta Doug Hurley e contará com os astronautas Tom Marshburn, Dave Wolf, Christopher Cassidy e Julie Payette, da Agência Espacial do Canadá.

Ônibus espacial Endeavour teve lançamento rumo à ISS adiado
Fonte: Efe- FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário