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Novo balanço da companhia Air France dá conta de que há 58 passageiros brasileiros e 61 franceses a bordo do Airbus que ia do Rio de Janeiro a Paris e desapareceu nesta segunda-feira (1) no caminho sobre o Oceano Atlântico.
Segundo o site oficial da companhia, também estariam a bordo 1 sul-africano, 26 alemães, 2 norte-americanos, 1 argentino, 1 austríaco, 1 belga, 58 brasileiros, 5 ingleses, 1 canadense, 9 chineses, 1 croata, 2 espanhóis, 4 húngaros, 3 irlandeses, 1 islandês, 9 italianos, 5 libaneses, 2 marroquinos, 1 filipino, 2 poloneses, 1 romeno, 1 russo, 3 eslovacos, 1 dinamarquês, 1 estoniano, 1 gambiano, 1 sueco, 6 suíços, 1 holandês, 3 noruegueses e 1 turco.
A Air France atribui a informação a autoridades brasileiras.
O voo AF 447 tem 228 pessoas a bordo -216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a companhia.
Divergências
Mais cedo, relação divulgada pela Air France no Rio informava que há 80 passageiros brasileiros.
A Polícia Federal do Brasil, por sua vez, contabilizou 52 brasileiros a bordo -51 passageiros e um tripulante, segundo a Anac. A nota da Anac informa que havia alguns passageiros com dupla nacionalidade.
Parente de passageiro do voo AF 447 é levado a área restrita do aeroporto internacional do Rio de Janeiro. (Foto: AFP)
Área onde avião desapareceu tem tempestade ‘contínua’,
A área onde o voo AF 447 da Air France desapareceu é uma região de tempestade “contínua”, segundo o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) Marcelo Celuchi. A chamada “zona de convergência intertropical” fica no meio do caminho entre Brasil e Europa e pilotos estariam acostumados a passar pelo local. No entanto, o cientista não descarta a possibilidade de um raio ter atingido a aeronave.
“É uma região de instabilidade praticamente contínua, com nuvens de tempestade carregadas, fortes chuvas e raios intensos”, explicou Celuchi ao G1. “Essa zona muda de posição ao longo do ano, de acordo com as estações. Às vezes fica mais para cima, às vezes para baixo”, afirma o meteorologista.
Para o cientista, “dificilmente essa tempestade seria a causa principal da queda de um avião, por que os pilotos estão muito acostumados a passar por ela”. “Os aviões também têm radares que detectam a presença de nuvens mais pesadas e o piloto seria capaz de desviar com antecedência”, afirma o pesquisador.
De acordo com François Brousse, diretor de Comunicação da Air France, a hipótese "mais provável" é que a aeronave tenha sido atingida por um raio. O meteorologista acredita que isso é possível. “Pode ser, é possível. Não sou especialista em funcionamento de aviões, não sei dizer se um raio derrubaria um avião. Mas é uma área com muitos raios, sim”, afirma Celuchi
Marinha faz buscas aos desaparecidos do voo AF 447 a 770 km de Noronha
A Marinha do Brasil determinou aos navios Fragata “Constituição”, Corveta “Caboclo” e Navio-Patrulha “Grajaú” para participarem das buscas ao avião que fazia o voo 447 da Air France, nesta segunda-feira (1º). A aeronave saiu do Rio de Janeiro na noite de domingo (31), e desapareceu antes de chegar a Paris.
Fragata da Marinha sai de Salvador para ajudar nas buscas ao avião da Air Bus (Foto: Reprodução/TV Bahia)
A Força Aérea Brasileira coordena as operações e indicou à Marinha um ponto de onde deverá ser iniciada as buscas. O ponto informado pela Força Aérea Brasileira fica a 597 milhas náuticas (cerca de 1.100 Km) de Natal e a 425 milhas náuticas (aproximadamente 770 Km) do Arquipélago de Fernando de Noronha.
As três embarcações saíram, respectivamente, do Rio de Janeiro, do 2º Distrito Naval em Salvador, e 3º Distrito Naval em Natal.
Segundo nota divulgada pela Marinha, as embarcações seguem para área marítima próxima do Arquipélago de Fernando de Noronha, com a finalidade de apoiar a Força Aérea Brasileira nas buscas.
O Navio-Patrulha “Grajaú” já se encontra em deslocamento para o local das buscas, enquanto a Fragata “Constituição” e a Corveta “Caboclo” devem iniciar a viagem, partindo, respectivamente, de Salvador e Maceió, ainda na manhã desta segunda-feira.
Segundo o documento da Marinha, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar) tem a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de responsabilidade brasileira.
Nota oficial
A Air France emitiu nova nota, na manhã desta segunda-feira (1º), confirmando que recebeu mensagem informado que a aeronave que fazia o voo AF 447 teve uma pane elétrica. O avião saiu do Rio, na noite de domingo (31), e desapareceu. O destino era Paris.
Segundo a nota, o avião passou por uma "zona de tempestade com fortes turbulências", por volta das 23h, no horário de Brasília.
A companhia aérea diz também que o comandante tem 11 mil horas de voo e já havia feito 1.700 horas no Airbus A330/A340. Os dois co-pilotos também tinham experiência de 3.000 horas de voo (sendo 800 horas em Airbus A330/A340) e o outro, 6.600 horas de voo (2.600 em Airbus A330/A340).
Leia a nota, na íntegra:
"A Air France lamenta informar o desaparecimento do voo AF 447 que efetuava a ligação entre Rio de Janeiro e Paris-Charles de Gaulle, chegada prevista às 11h10 (hora local), acaba de anunciar o Diretor Geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon.
A aeronave, do tipo Airbus A330-200, matrícula F-GZCP, deixou o Rio dia 31 de maio às 19h03 (hora local).
A aeronave atravessou uma zona de tempestade com fortes turbulências às 2 horas da manhã (horário TU) - 23 horas horário do Brasil. Uma mensagem automática foi recebida às 2h14 da manhã (horário TU = 23h14 horário do Brasil) indicando uma pane do circuito elétrico numa zona afastada da costa.
O conjunto dos controles aéreos civis brasileiro, africano, espanhol e francês tentaram em vão estabelecer contato com o voo AF 447. O controle aéreo militar francês tentou detectar o avião, sem sucesso.
216 passageiros estão a bordo: 126 homens, 82 mulheres, 7 crianças e um bebê.
A tripulação é composta por 12 pessoas: 3 tripulantes técnicos e 9 comissários.
O comandante tem 11 mil horas de voo e já tinha efetuado 1.700 horas no Airbus A330/A340.
Os dois co-pilotos possuem: um 3.000 horas de voo, sendo 800 horas em Airbus A330/A340 e o outro 6.600, sendo 2.600 em Airbus A330/A340.
A aeronave é equipada de motores General Electric CF6-80E.
O avião tem um total de 18 870 horas de voo e começou a operar em 18 de abril de 2005.
A última visita de manutenção em hangar foi feita em 16 de abril de 2009.
A Air France divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas. Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle, assim como no Salão Nobre do Aeroporto Internacional do Galeão, localizado no 1º do prédio da administração.
Números toll free estão disponíveis:
Para todo o Brasil: 0800 881 2020;
Para a França: 0800 800 812;
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