Jobim diz que Brasil precisa de base naval no Norte do país

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que a operação de resgate dos destroços do avião da Air France, que caiu no Oceano Atlântico no último dia 31, trouxe ensinamentos para o país, entre eles a necessidade de uma base naval no Norte do país.

"A base naval brasileira hoje é exclusivamente no Rio de Janeiro. Temos que estabelecer uma base no Norte", afirmou.

Jobim disse que estava na Namíbia quando ocorreu o acidente, e que, quando chegou, a FAB (Força Aérea Brasileira) já tinha montado todo o processo logístico, e foi definido o programa da Marinha. "A montagem de tudo mostra que temos capacidade, cabeça. Mostramos agilidade, integração e capacidade decisória."

O ministro afirmou que ainda não sabe dizer o custo da operação. "Ainda não tenho esse custo. Como eu estou indo à França, pedi um levantamento aos nossos comandos da Marinha e da Aeronáutica. Já temos cerca de 100 horas de voo. Pedi também o número de milhas percorridas pelos navios. Na operação, contamos com 12 aeronaves, sendo dois helicópteros. O acerto que se tem é que, para o resgate de corpos, que são trazidos pelos navios da Marinha até 250 milhas de Fernando de Noronha e de lá são resgatados pelos helicópteros."

Além disso, segundo ele, outra informação do Comando da Marinha é que "já estão aparecendo corpos além da área sob responsabilidade brasileira, ou seja, já sob a responsabilidade de Dacar [capital do Senegal]". "Mesmo assim, esses corpos estão sendo resgatados, e a operação continua."

Jobim admitiu ainda que as Forças Armadas precisam se modernizar. "A operação mostrou que precisamos nos capacitar mais, ter mais R99 [avião da FAB equipado com radar], que é vital. Precisamos também desse projeto de fabricação dos helicópteros, que é fundamental, o do Super Cougar. Temos intenção de produzir no Brasil 50 Super Cougar. A estratégia para o equipamento das Forças está vinculada à capacitação nacional. Isso significa um enorme arrasto de tecnologia para o país."

Aeronáutica afirma ter encontrado 37 peças do Airbus da Air France


A aeronáutica informou na tarde desta quinta-feira que 37 peças do voo 447 da Air France foram encontradas no oceano Atlântico até o momento. O avião caiu no dia 31 do último mês com 228 pessoas a bordo.

Segundo a aeronáutica, as peças serão encaminhadas para o porto de Recife e ficarão à disposição das equipes de investigação lideradas pela França, assim como outras peças que sejam, eventualmente, coletadas por embarcações de outros países que também participam das buscas.

O brigadeiro Ramon Cardoso, do Decea (Departamento de Controle Aéreo), afirmou que a responsabilidade brasileira é em relação aos corpos das vítimas do acidente. Hoje, uma embarcação francesa que participa dos trabalhos de busca e resgate aos ocupantes e destroços do voo 447 da Air France avistou mais corpos no oceano Atlântico.

Ainda de acordo com o brigadeiro ainda não é possível saber quantos corpos foram avistados e se eles já foram resgatados.

Fontes: FOLHA - Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails