Peritos da PF integram equipe da FAB
A localização de dois corpos de passageiros do Airbus-330 da Air France, que desapareceu no último domingo (31), não descarta a possibilidade de explosão da aeronave. A afirmação é do especialista em segurança de voo do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) Ronaldo Jenkis.
Neste sábado, o coronel Jorge Amaral, subchefe de comunicação da FAB (Força Aérea Brasileira), confirmou que foram localizados, além dos corpos, bagagens como uma valise e uma mochila.
De acordo com Jenkis, o avião, que fazia o voo AF 447, pode ter sofrido uma explosão em apenas parte de sua estrutura. "Geralmente, quando há uma explosão ela acontece nas asas" afirmou. Além de possibilitar o voo, as asas servem para armazenar o combustível do avião.
A hipótese de explosão ganhou força após um piloto da companhia espanhola Air Comet ter enviado um relatório técnico afirmando ter visto no ar um clarão "forte e intenso" na mesma noite e na rota em que o avião desapareceu.
A localização dos corpos e das bagagens evidencia que, apesar da possível explosão, parte da estrutura da aeronave está preservada. "Valise e mochila são bagagens que se leva a bordo. Isso indica a integridade da cabine", afirmou o especialista. "Agora temos de encontrar esses destroços mais pesados."
Tempo de queda
Apenas a descoberta dos destroços e da caixa preta do avião poderão esclarecer grande parte do mistério que envolve o acidente sobre o oceano Atlântico. Uma das dúvidas está relacionada à duração da queda da aeronave.
De acordo com Jenkis, o avião pode ter levado de 3 a 11 minutos para atingir o mar. "Isso depende de como foi a queda. Se foi controlada, demorou mais. Se o piloto perdeu o controle, foi mais rápida", disse.
Para se chegar a esses números, o especialista usou como base o último registro de altitude enviado pelo Airbus: 35 mil pés (ou 10,7 km). "Se ele caiu [de forma descontrolada] a 10 mil pés por minuto, durou pouco mais de 3 minutos. Caso a queda tenha sido controlada, com 3 mil pés por minuto, pode ter durado uns 11 minutos", disse.
Leme
Reportagem publicada pela Folha informa que uma mensagem automática enviada pelo Airbus mostra que o leme do avião, peça aerodinâmica essencial para o voo, quebrou.
A mensagem ocorreu no primeiro dos quatro minutos finais do AF 447, em que foram emitidos 24 alertas, indicando que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente com o avião que levava 228 pessoas.
Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.
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