Voos Online
SÃO PAULO - O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão de prevenção do Comando da Aeronáutica, já começou a investigar o incidente ocorrido com o avião da TAM, que sofreu turbulência na noite desta segunda-feira em São Paulo, deixando 21 feridos.
Atribuições do SIPAER
Manual de Investigação do SIPAER
A Aeronáutica define turbulência como "movimentos irregulares e abruptos na atmosfera, causados pelo deslocamento de pequenos redemoinhos na corrente de ar. A turbulência atmosférica é causada por flutuações aleatórias no fluxo do vento. Pode ser causada por correntes térmicas ou convectivas, diferenças no relevo, variação na velocidade do vento ao longo de uma zona frontal, ou alterações na temperatura e pressão. (Fonte: Glossário Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica)."
Veja a íntegra da nota da Aeronáutica:
"O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão de prevenção do Comando da Aeronáutica, iniciou os procedimentos previstos para investigar o incidente ocorrido com aeronave comercial brasileira que atravessou, na noite de ontem, uma zona de turbulência no Estado de São Paulo.
De acordo com o Anexo 13 da Convenção de Chicago, o trabalho do CENIPA tem como único objetivo a prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos, por meio de elaboração de recomendações de segurança.
TURBULÊNCIA (definição):
Movimentos irregulares e abruptos na atmosfera, causados pelo deslocamento de pequenos redemoinhos na corrente de ar. A turbulência atmosférica é causada por flutuações aleatórias no fluxo do vento. Pode ser causada por correntes térmicas ou convectivas, diferenças no relevo, variação na velocidade do vento ao longo de uma zona frontal, ou alterações na temperatura e pressão. (Fonte: Glossário Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica).
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"
Nenhum comentário:
Postar um comentário