Cortesia de Flightradar24.com
O site recebe dados de aeronaves por meio de cerca de cem pontos ao redor do mundo, e mostra as informações em um mapa em tempo real. Devido ao alto volume de acessos, o acesso está instável nesta sexta-feira. Para melhor desempenho, o site recomenda o uso dos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.
Na seção "Planes" (voos), que informa todas as aeronaves que podem ser vistas no mapa, era possível ver alguns voos da TAM e da Gol às 16h22 desta sexta-feira, por exemplo.
A fumaça do vulcão causou nesta sexta-feira o cancelamento de 17 mil voos em toda a Europa, afetando cerca de 1,36 milhão de passageiros, segundo a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol).
O Flightradar24.com usa uma tecnologia chamada ADS-B para receber informações das aeronaves. As informações disponíveis são de aviões que usam transponder ADS-B e que estão dentro da área de cobertura dos receptores.
Segundo o site, atualmente cerca de 60% dos aviões de passageiros e apenas uma pequena parcela dos aviões militares e particulares estão equipados com essa tecnologia.
Em sua página, o site afirma ter sido lançado na Suécia em 2007 usando uma base própria de receptores no norte e centro da Europa, mas em 2009 abriu a rede atual e começou a receber dados de qualquer aeronave com receptor ADS-B. "Isso tornou possível expandir para o restante da Europa, Groelândia, Austrália, Canadá e Brasil", informa.
Fonte: FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário