Satélite capta novas imagens de vulcão na Islândia

Nuvem de cinzas se deslocou sobre a Europa e levou caos ao transporte aéreo

O Centro Aeroespacial Alemão liberou nesta sexta-feira (16) imagens do vulcão sob a geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, que entrou em erupção, provocando uma nuvem de cinzas que interrompeu o tráfego aéreo na maior parte da Europa.

A foto, tirada pelo satélite TerraSAR-X na noite desta quinta-feira (15), foi digitalmente tratada e mostra o centro da erupção, marcado por três crateras de cor escura. Também é possível identificar a coluna de cinzas e vapor que se ergue do vulcão.

Imagem de satélite mostra erupção de vulcão sob a geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, na noite desta quinta-feira (15); nuvem de cinzas se deslocou sobre a Europa e levou caos ao transporte aéreo (Foto - AP)

Europa tem 60% dos voos cancelados

Nesta sexta-feira (16), 60% dos voos programados na Europa foram cancelados, segundo a Organização Europeia pela Segurança do Tráfego Aéreo (Eurocontrol). Dos 28 mil pousos e decolagens, apenas cerca de 11 mil devem acontecer.

Os espaços aéreos de Reino Unido, Alemanha, França, Suécia, Irlanda, Noruega, Bélgica, Dinamarca, Polônia, Áustria e Holanda estão total ou parcialmente fechados. Quatro dos principais aeroportos do mundo – Heathrow (Londres), Charles de Gaulle (Paris), Schiphol (Amsterdã) e Frankfurt (Alemanha) – não estão operando.

No Brasil, ao menos sete voos que tinham como destino ou procedência a Europa foram cancelados no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. No Rio de Janeiro, não houve cancelamentos até as 10h.

Centenas de milhares de pessoas foram impedidas de viajar desde esta quinta-feira (15), quando o caos teve início. Só no aeroporto de Heathrow, em Londres, 180 mil pessoas são afetadas a cada dia de fechamento.

Segundo especialistas, uma situação como essa não era vista desde os ataques contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington, em 2001. Na ocasião, todo o espaço aéreo dos EUA, o mais movimentado do mundo, foi fechado e todos os voos tiveram que pousar imediatamente, causando um efeito cascata de cancelamentos e atrasos em todo mundo. Milhões de passageiros ficaram sem voar nos dias seguintes.

 Arte/R7


Fontes: R7 - AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails