Um F-15C Eagle, do 125° Esquadrão de Caça, da Guarda Aérea Nacional da Florida, baseado em Jacksonville. (Foto: Master Sgt. Shaun Withers / U.S.Air Force)
Representantes da Boeing em conjunto com a U.S. Air Force (Força Aérea dos EUA) e a Guarda Aérea Nacional da Flórida (ANG), em Jacksonville, nessa segunda-feira, dia 12, apresentaram o primeiro F-15C operacional da ANG equipado com um radar ativo de varredura eletrônica (AESA). A Boeing possui um contrato para modernizar 14 caças F-15C da ANG e 10 caças F-15C/D da U.S. Air Force com os novos radares AESA.
Os representantes da Boeing, USAF e ANG, durante a cerimônia de entrega da primeira unidade operacional de F-15C equipada com um radar AESA. O caça F-15 pertence ao 125° Esquadrão de Caça, baseado em Jacksonville, Flórida. (Foto: Master Sgt. Thomas Kielbasa / U.S. Air Force)
O radar Raytheon APG-63(V)3 AESA que está sendo instalado nos caças F-15 do 125° Esquadrão de Caça, combinam a operacionabilidade provada do software APG-63(V)2 com o avançado equipamento Receptor/Transmissor APG-79 encontrado nos caças F/A-18E/F Super Hornet da U.S. Navy e U.S. Marine Corps. Esse é um confiável e adequado radar AESA para os modelos F-15 que desempenham missões ar-ar. A antena do radar AESA é 50 vezes mais confiável do que uma antena de varredura mecânica a qual será substituída.
“O radar (V)3 AESA aumentará a análise situacional dos pilotos dos F-15, para alvos além do alcance visual, e no sistema de pontaria das armas,” disse Jim Means, diretor dos Programas de Propriedade para os Sistemas de Ataque Globais da Boeing. “O novo radar também melhora a capacidade de encontrar e rastrear pequenos alvos em baixa altitude – uma capacidade que a ANG empregará nas missões de Soberania de Defesa Aérea Nacional. A adição da função de testada do programa numa antena AESA tornou a (V)3 mais fácil de manter.”
O radar APG-63(V)3 é o mais recente de uma série de modernizações planejadas que garantirão a supremacia aérea provada em combate dos caças F-15 nos próximos anos. Essas melhorias incluem um data link entre os caças, navegação por GPS e um sistema de visão montada no capacete do piloto, permitindo que o caça conduza a centralização das operações de rede, enquanto emprea as mais avançadas armas ar-ar.
Fonte: CAVOK
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