Juiz entrou com pedido de 'inocente' para Umar Faruk Abdulmutallab. Alvo de seis acusações, ele pode ser condenado a prisão perpétua.
Umar Farouk Abdulmutallab, o nigeriano de 23 anos acusado de tentar explodir uma bomba a bordo de um avião norte-americano de passageiros no dia de Natal, manteve-se calado diante de um tribunal dos EUA nesta sexta-feira (8).
Questionado se entendia as acusações contra ele, Abdulmutallab disse "sim". Depois, seu advogado afirmou que ele se manteria calado.
Umar Farouk Abdulmutallab é levado para a garagem do tribunal em Detroit nesta sexta-feira (8). (Foto: AP)
O juiz Mark Randon entrou com um pedido de inocente em favor de Abdulmutallab em seis acusações, incluindo tentativa de assassinato e tentativa de uso de arma de destruição em massa.
O nigeriano é acusado de ter tentado explodir um avião que viajava entre Amsterdã e Detroit. Ele pode ser condenado à prisão perpétua.
O atentado frustrado levou o presidente dos EUA, Barack Obama, a ordenar uma revisão dos procedimentos de segurança no país.
Policiais guardam o prédio do tribunal pouco antes do comparecimento de Umar Faruk Abdulmutallab nesta sexta-feira (8) em Detroit. (Foto: AP)
O ataque frustrado, assumido pela rede terrorista da al-Qaeda, provocou duras críticas ao sistema de prevenção de atentados.
Barack Obama, que assumiu a responsabilidade pelos erros dos serviços de inteligência, criticou os diferentes organismos responsáveis pela espionagem por falta de coordenação, que impediu juntar as peças de um quebra-cabeça qie poderia ter levado ao terrorista da al-Qaeda.
Umar Faruk Abdulmutallab em foto divulgada por um professor. (Foto: AFP)
Faruk Abdulmutallab foi treinado para o ataque no Iêmen, onde se reuniu com o imã radical Anwar al-Aulaqi, quando estava escondido na região de Wadi Rafadh, na província de Chabwa.
O jovem terrorista também foi recebido por Chabwa Mohammad Umir, um dos líderes da rede al-Qaeda, que morreu em um bombardeio aéreo no dia 24 de dezembro, no Iêmen.
Fontes: G1 - Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário