A expedição dos novos tripulantes da plataforma internacional terá uma duração de 161 dias
A nave russa Soyuz TMA-02M, levando três tripulantes, se acoplou nesta quinta-feira, 9, com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.
A manobra, realizada automaticamente, foi concluída às 1h18 hora de Moscou (18h18 do horário de Brasília de quinta-feira), três minutos antes do previsto, declarou um porta-voz do CCVE citado pelas agências russas.
A Soyuz TMA-02M, que levou à ISS o cosmonauta russo Sergei Volkov, o astronauta japonês Satoshi Furukawa e o americano Michael Fossum, se enganchou ao porto de do módulo Rassvet, que faz parte do segmento russo da plataforma orbital.
Os recém-chegados se unem aos atuais membros da missão permanente na ISS: os russos Andrei Borisenko e Aleksandr Samokutiayev e o americano Ronald Garan.
Segundo adiantou o representante oficial do CCVE, Valeri Lindin, a expedição dos novos tripulantes da plataforma internacional terá uma duração de 161 dias.
Nesse período receberão na órbita a nave americana Atlantis e três cargueiros russos Progress e realizarão três caminhadas espaciais, dois segundo o programa russo e uma segundo o da Nasa.
Lançamento.
A Roscosmos, a agência espacial russa, anunciou nesta sexta-feira, 10, que o lançamento da nave tripulada russa Soyuz TMA-22 com destino à ISS foi antecipado de 30 para 22 de setembro.
"O lançamento da próxima Soyuz está previsto para 22 de setembro. Será um pouco antes do que tínhamos planejado inicialmente", disse o chefe do programa de voos tripulados da Roscosmos, Alexei Krasnov, citado pela agência Interfax.
Krasnov explicou que a decisão de antecipar o lançamento da Soyuz TMA-22 foi adotada para garantir o cumprimento do programa de lançamentos da base de Baikonur.
A nave transportará à ISS os cosmonautas russos Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin e o americano Daniel Burbank.
Fontes: O ESTADO DE S PAULO - NASA - Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário