Força aérea americana rejeita estimativa de custos do F-35 apresentada pelo Pentágono.
A Força aérea americana rejeitou a estimativa de custo do F-35A, apresentada pelo Depto de Defesa.
O mais alto oficial da Força Aérea americana, responsável pelas aquisições de equipamentos, declarou hoje, que a instituição não está adotando os custos estimados pelo Pentágono, como seu preço base nas negociações para a compra do caça F-35A Joint Strike Fighter.
" O time de negociadores para a aquisção do F-35A, não está baseando-se nos custos estimados pelo Pentágono,por meio de seu depto de ´Cost Assessment and Program Evaluation (CAPE)´, cujo documento foi divulgado este mês, projetando que o custo unitário do F-35A, poderia chegar a $92 milhões de dólares", afirmou David Van Buren, secretário assistende da Força Aérea nas áreas de aquisições. " Estamos focados nas propostas e condições de contrato que temos em mãos".
O chefe do depto de compras de sistemas de armas do Pentágono, Ashton Carter, " recomendou-nos não basearmos a negociação em estimativas e sim lutarmos para obter o preço mais baixo possível", complementou Van Buren.
Isto significa que os negociadores da USAF estão pressionando agressivamente, pelo que "achamos ser o preço apropriado", para os jatos, segundo Van Buren. Contudo, ele não divulgou que preço seria este.
A Lockheed Martin, vem a meses dizendo que a oferta inicial do Pentágono, para o mais recente paocte de produção lenta,de 32 unidades,chamado de LRIP-4, estava 40% abaixo dos custos estimados pelo CAPE, em dezembro de 2009, o que na época, equivaleria a dizer que cada caça custaria $ 76 milhões de dólares.
Funcionários graduados da Lockheed Martin, inicialmente, informaram em abril, que o contrato do LRIP 4 seria assinado, considerando-se valores 20% abaixo das estimativas divulgadas em dezembro de 2009 pelo CAPE.
Em 17 de junho,Steve O`Bryan, vice-presidente de desenvolvimento do Programa F-35, na Lockheed Martin, reafirmou que o custo de cada aeronave ficaria 20% abaixo do valor estimado,e observando que o mesmo ocorreria com o lote LRIP 3.
Fonte: DefenseNews/JOHN REED
Tradução: BGA/JACK
Nenhum comentário:
Postar um comentário