O ônibus espacial Discovery decolou nesta segunda-feira (5) com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).
A nave alcançou a órbita terrestre oito minutos depois do lançamento, anunciou a Nasa (agência espacial americana).
O Discovery decolou da plataforma de lançamento no horário previsto, às 6h21 locais (7h21 de Brasília), no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral. Participam da missão sete astronautas, entre eles três mulheres.
A nave subiu com uma velocidade mais de cinco vezes superior à velocidade do som, superando 26.000 km/h, e entrou em órbita depois que os três motores criogênicos consumiram o combustível formado de hidrogênio e oxigênio líquido a baixa temperatura.
Uma vez posicionado a 225 km da Terra, o Discovery se deslocará em direção à ISS. O acoplamento com a estação, que fica a cerca de 350 km de altitude, está previsto para quarta-feira (7).
A nave Discovery decola da base espacial em Cabo Canaveral, com sete astronautas a bordo, rumo à ISS/ Gary I Rothsein/Efe
A tripulação de sete astronautas do Discovery chegou na quinta-feira (1º) ao centro espacial Kennedy. O comandante Alan Poindexter havia dito que a equipe estava "muito feliz de estar no Kennedy".
Ele completou: "Fizemos um breve voo pela área e vimos a boa nave Discovery lá fora, ela parece ótima e estamos prontos para a partida".
13 dias
A missão de 13 dias, de código STS-131, é partir para a Estação Espacial Internacional (ISS) e levar um módulo multifuncional logístico cheio de equipamentos científicos para os laboratórios a bordo da estação.
Há três saídas espaciais planejadas, que incluem os trabalhos de substituir um tanque de amônia, recuperar um experimento japonês do exterior da estação e lidar com um giroscópio --equipamento que mede orientação da nave.
A astronauta Naoko Yamazaki, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, com a tripulação da Discovery
O último ônibus espacial da Nasa retornou à Terra em 22 de fevereiro, o Endeavour.
O fim da era dos ônibus espaciais está perto, visto que só restam quatro missões pendentes, incluindo esta. A partir do final de 2010, a expansão da ISS será realizada através das naves "Soyuz" da Rússia.
Depois do Discovery, hoje; em 14 de maio parte o Atlantis; no dia 29 de julho, de novo o Endeavour; e em 16 de setembro, a Discovery novamente.
Fontes: FOLHA - Agências - NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário