Novos problemas na ISS
Foto/NASA
O mau funcionamento de uma válvula do novo tanque de amoníaco que acabam de instalar dois astronautas do Discovery afeta o sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou a Nasa.
Os controladores da missão do Centro de Houston (Texas) tentam solucionar o problema, mas não descartam uma nova saída orbital de dois astronautas para substituir a peça defeituosa, explicou Dan Huot, porta-voz da Nasa.
"Uma válvula de nitrogênio da bomba que permite fazer circular o amoníaco do tanque no sistema de climatização da ISS não funciona e os controladores de Houston estão revisando os procedimentos para tentar solucionar o problema", explicou.
"Ainda não encontraram uma solução e estão trabalhando nisto", acrescentou.
Dois astronautas do Discovery, Rick Mastracchio e Clayton Anderson, completaram na terça-feira a terceira e última saída orbital da missão, que teve como principal objetivo transportar e instalar o novo tanque de amoníaco da ISS.
O ônibus espacial Discovery deve desacoplar da ISS no sábado para retornar à Terra na segunda-feira.
Nasa estuda ordenar 4ª caminhada espacial ao "Discovery"
A Nasa (agência espacial americana) confirmou nesta quarta-feira que estuda ordenar uma quarta caminhada para a missão da nave "Discovery" à Estação Espacial Internacional (ISS).
"Até agora não se decidiu nada, mas é possível que uma posição seja tomada esta noite", disse à Agência Efe uma porta-voz do controle da missão, no Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas).
Fontes da Nasa disseram que a caminhada espacial, não programada inicialmente, teria como objetivo reparar uma válvula travada que pode interromper algum sistema da ISS.
A válvula é parte do sistema de resfriamento que regula a temperatura dos sistemas na ISS e está fechada desde a quinta-feira da semana passada.
A missão, originalmente de 13 dias, foi estendida por um dia mais e terminará na próxima segunda-feira com o retorno da nave ao Centro Espacial Kennedy.
O adiamento do retorno do "Discovery" foi decidido para completar a revisão da proteção térmica do ônibus espacial.
Fontes: Efe - NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário