Na próxima quinta-feira, dia 22, pilotos de caça da FAB celebram, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, o Dia da Aviação de Caça do Brasil. A programação, que começa às 8h30, inclui demonstração operacional com as aeronaves F-5, A-1 e A-29.
Está programada também exposição de aeronaves como o F-2000 e o R-99 no histórico Hangar do Zeppelin. Uma cerimônia militar homenageará caçadores do passado e do presente que fazem a defesa aérea do País. O dia 22 de abril de 1945 ficou conhecido como o de maior número de missões realizadas pelos militares da FAB durante a 2ª Guerra Mundial.
Antes das comemorações do Dia da Aviação de Caça, já existe muito movimento na Base Aérea de Santa Cruz com a realização do Torneio de Defesa Aérea. Jornalistas podem acompanhar o evento neste final de semana.
Caça F-5EM da Força Aérea Brasileira. (Foto: Leandro Casella / Cavok)
A disputa reune pilotos, controladores e mecânicos de todas as unidades aéreas de caça do Brasil que prestam serviço de alerta de defesa aérea em território nacional.
Na competição, que realiza o exercício de simulação e emprego de manobras de defesa aérea, são testados em tempo real os conhecimentos e habilidades das equipes competidoras. O objetivo é permitir a verificação criteriosa dos padrões de eficiência das unidades aéreas e orgãos de controle de aeronaves militares.
Fonte: III COMAR e CECOMSAER via CAVOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário