Mais dois aviões partem do Rio com pessoal e equipamento para o Haiti

Uma aeronave chega à tarde em São Paulo com militares feridos. Arcebispo do Rio celebrou missa em memória das vítimas do terremoto.

Mais dois voos partiram da Base Aérea do Galeão, no Rio, rumo ao Haiti, na madrugada desta sexta-feira (15).

Um deles levou 50 militares que vão trabalhar no hospital de campanha e o outro transporta equipamentos que serão usados para o resgate de vítimas do terremoto que destruiu a capital do país, Porto Príncipe.


 Avião da FAB que deve seguir ainda na noite desta quinta-feira para o Haiti (Foto: Aluizio Freire/G1)

Os aviões --que deveriam partir na noite desta quinta-feira-- levaram o Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, 50 militares da área de saúde, entre médicos e enfermeiros, além de equipamentos para centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), raio-X, laboratório e módulos para atendimento ambulatorial.

O HCAMP é um hospital móvel, utilizado para curto período de internação e destinado a atender feridos em combate. Ele é composto de barracas climatizadas e que podem ser montadas em diversas configurações, dependendo da necessidade.

No Haiti, a unidade estará em sua configuração completa, com módulos adicionais para internações de curto período, além dos que servem ao atendimento ambulatorial. O HCAMP atenderá assim urgências e emergências, incluindo cirurgias e atendimento a pacientes graves.

Segundo comunicado da FAB, nesta quinta-feira, a equipe da FAB deve trabalhar em coordenação com o Exército brasileiro, que tem sede no país, já que lidera a missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no país.

Nesta quinta-feira, um avião da FAB levou 51 bombeiros --30 do Rio de Janeiro e 21 do Distrito Federal --além de três médicos e três enfermeiros militares para participar dos resgates a vítimas do terremoto.

Também foram enviadas ao Haiti 17 toneladas de alimentos, água, remédios e equipamentos de resgate. Quatro cães farejadores seguiram na aeronave para ajudar na busca de corpos e sobreviventes da tragédia.

Com isso, chega a seis o número de aeronaves – uma delas foi um boeing com bombeiros do Rio - que seguiram para Porto Príncipe com mantimentos, equipamentos e pessoal especializado em salvamentos para a ajuda humanitária às vítimas e para os militares das Forças de Paz.


Outro três aviões deverão seguir ainda nesta sexta-feira (15) para o Haiti. Um deles é um boieng que chega a São Paulo às 13h com 19 militares brasileiros feridos do terremoto. O avião segue depois para o Rio, onde vai ser abastecido com mais equipamentos, e parte às 17h para o Haiti.

Um avião Hércules também chega ainda nesta sexta-feita trazendo quatro brasileiros feridos.


Avião da FAB que vai levar suprimetos para o Haiti (Foto: Aluizio Freire/G1)


Missa pelas vítimas do terremoto

Na noite de quinta-feira (14), o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, celebrou uma missa em memória da médica Zilda Arns Neumann e de outras vítimas do terremoto no Haiti. A missa reuniu fiéis e parentes de militares na capela da Arquidiocese, na Glória, Zona Sul da cidade.

O terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti na última terça-feira (12) danificou ou destruiu grande parte dos hospitais e centros médicos da região da capital Porto Príncipe, fazendo com que o já precário sistema de saúde haitiano desmoronasse de vez.

A Cruz Vermelha do Haiti anunciou nesta quinta que estima entre 45 mil e 50 mil o número de mortos pelo terremoto que devastou o país na terça-feira. Segundo a entidade, há pelo menos três milhões de feridos ou desabrigados.

Gabinete de crise

Segundo nota do gabinete de crise criado para coordenar a ajuda humanitária do Brasil ao Haiti, novas necessidades de atendimento às vítimas serão definidas no retorno da equipe do governo federal enviada no avião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O gabinete de crise foi criado na quarta-feira (13) para coordenar as ações humanitárias ao Haiti e é comandado pelo Gabinete de Segurança Institucional.

Fontes: G1- TV Globo - FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails