Usuários elegem as melhores empresas em pontualidade, atendimento, serviço de bordo, cuidados com a bagagem, conforto da aeronave e outros itens
Lançado em maio de 2009, o Espaço do Passageiro é um portal de serviços da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que permite aos passageiros avaliar a qualidade dos serviços das companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil.
Os consumidores devem dar notas de 1 a 10 para 11 diferentes quesitos. Até 31 de dezembro de 2009, a companhia doméstica melhor avaliada pelos passageiros foi a OceanAir, que recebeu 301 avaliações e estava com nota média 7,50. O quesito em que ela foi melhor avaliada é o de Serviço de Bordo, com nota 8,03, e o pior Atendimento de Reclamações, com 7,03. A segunda colocada no ranking foi a Trip, com nota média de 7,33 e 240 avaliações de passageiros. Sua melhor nota foi também em Serviço de Bordo (7,65) e a pior em Atendimento de Reclamações (6,94).
Entre as empresas internacionais, a mais bem avaliada foi a colombiana Avianca, com nota média 8,29. Sua melhor nota foi em Pontualidade (8,92) e a pior foi em Atendimento na Sala de Embarque (7,72). A segunda colocada no ranking internacional foi a norte-americana Delta Airlines, com nota média 6,97, tendo a melhor pontuação em Atendimento a Necessidades Especiais (7,84) e a pior em Cuidados com a Bagagem (6,42).
O Espaço do Passageiro funciona em tempo real, por isso, se o visitante entrar agora na página poderá ver alguma evolução dessa votação e encontrar notas diferentes. Na página é possível ver a avaliação de todas as companhias aéreas. Até o fim de 2009, o serviço registrou mais de 2,1 mil passageiros cadastrados e cerca de 3,2 mil avaliações de companhias aéreas.
Comentário do BGA
As empresas citadas não têm uma participação de mercado grande o suficiente para validar a pesquisa e seus resultados.
Fonte: O Globo
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